O trânsito no cruzamento das avenidas Rio São Francisco e Rio Paranaguá ganhou uma importante melhoria nesta semana, com o início do funcionamento do novo semáforo, instalado pela Transcon. A medida faz parte de um conjunto de intervenções destinadas a organizar o fluxo de veículos e pedestres, aumentar a segurança e reduzir os riscos de acidentes em uma região historicamente problemática.
Pedestres e motoristas já perceberam os impactos positivos das alterações. Irene Sales, moradora da região há mais de 40 anos, celebrou as mudanças. "Achei muito bom porque a gente precisa fazer caminhada e atravessar. Melhorou bastante!", comentou.
Para Valdério de Matos, que dirige pelo local diariamente, as novas regras e o semáforo trouxeram mais organização. "Antes o motorista não respeitava a rotatória, ficava tumultuado. Já vi muito acidente. Agora melhorou muito com a revitalização da via e a colocação do semáforo", destacou.
Além da nova sinalização, as vias foram contempladas com o Programa "Asfalto Novo" - Fotos: Anne Dias/PMC
A revitalização incluiu sinalização horizontal e vertical, além de faixas de pedestres mais visíveis. "Esse semáforo era uma demanda antiga da população. Nosso objetivo é tornar o trânsito mais seguro e eficiente para todos", reforçou o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues.
Além da instalação do semáforo, outras mudanças foram implementadas nas proximidades. A rua Rio Prata passou a ser mão única no sentido da descida, não sendo mais permitido trafegar por ela na subida. Já a rua Rio Paranaguá também se tornou mão única, e os motoristas que seguem pela rua Rio Comprido não podem mais descer.
As avenidas Rio São Francisco e Rio Paranaguá fazem parte das etapas anteriores do Programa "Asfalto Novo", que tem transformado a infraestrutura viária da região. Com as três etapas do programa, a Região Riacho conta com a revitalização de 36 ruas e quase 35 km de vias renovadas, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança para motoristas e pedestres.