29 MAI 2024
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Ação de instalação de antenas corta-pipa em Contagem é marcada pela alta adesão de motociclistas
Agentes da Transcon aproveitaram para reforçar a importância do uso da antena como instrumento de segurança

Na última semana, a Transcon realizou uma ação de conscientização e prevenção junto aos motociclistas e ciclistas da cidade. O objetivo foi instalar, de forma gratuita, antenas corta-pipa em motocicletas e bicicletas e alertar as pessoas sobre a importância do uso do equipamento para garantir a segurança. Na sexta-feira (24/5), a ação, que faz parte das atividades do Maio Amarelo, aconteceu na praça do Coreto, na rua VC-1, em Nova Contagem.

Com a chegada do período das férias escolares, a praça do Coreto é um local onde os jovens costumam se reunir para soltar pipas e a ação atraiu muitas pessoas que passavam pelo local. Os motociclistas aproveitaram a ocasião para garantir a própria segurança, optando por instalar o equipamento e ter mais segurança ao andar pelas ruas.

Precaução e segurança: motociclistas aproveitaram a iniciativa para instalar a antena nos veículos - Fotos: Gabriela Gomes/PMC

“Decidi colocar por precaução, antes que aconteça algo comigo", confessou a profissional de marketing, Priscila Martins.

Já o operador de empilhadeira Jhony dos Santos, que estava acompanhado do filho Isaque, 11, reconheceu o papel de pais e responsáveis no sentido de ensinar a importância de brincar da forma correta, sem usar linhas sem o cerol. “Não tem que cortar a brincadeira, mas sim ensinar a brincar”, destacou.

A Transcon disponibilizou cerca de 500 antenas para instalação nos dois dias de ação. Somente em Nova Contagem, foram instaladas 172 antenas.

Perigo eminente

A “linha chilena” e a de cerol são de difícil visualização e altamente cortantes, apesar de proibidas, continuam sendo utilizadas e oferecem um grande risco para os motociclistas e ciclistas que circulam pela cidade. Para essas linhas, o pescoço e o rosto são alvos fáceis.

De acordo com o artigo 139 do Código de Trânsito Brasileiro, a instalação de antenas corta-pipa é obrigatória para veículos destinados ao transporte remunerado de mercadorias. Porém, apesar da não obrigatoriedade, é importante para a segurança dos pilotos a instalação em motos de uso pessoal.

Comercializar e usar linha cortante em pipas, papagaios e similares são expressamente proibidos. Quem for flagrado usando e/ou cedendo o produto será detido e encaminhado à delegacia de polícia, onde será multado e responderá pelo crime. A multa para a infração é de aproximadamente R$5.280,00. Se o infrator for um menor de idade, o responsável legal responde pelo ato. Além disso, para cada reincidência e comercialização a multa pode ser aumentada em até 50 vezes.

Denúncias

Caso presencie comercialização ou uso ilegal de linhas cortantes, denuncie para a Polícia Militar no 190 ou pelo disque denúncia 181.

*Com colaboração da jornalista Gabriela Freitas

Autor: jornalista Camila Marques / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo