A Escola de Música da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) está com inscrições abertas para o curso de Orquestra Sinfônica, com aulas presenciais de junho a setembro de 2024, em Contagem. O curso é inteiramente gratuito e oferece 46 vagas, sendo 44 para instrumentistas e 2 para assistentes de produção. As inscrições estão abertas até 31 de maio de 2024, e podem ser realizadas neste link. Antes de realizar a inscrição, é extremamente recomendado a leitura atenta do edital que está disponível https://www.sabra.org.br/site/editais/.
A seleção dos candidatos será realizada por meio da análise de vídeos e entrevistas. Os instrumentistas devem enviar vídeos com a execução de trechos de obras e escalas, enquanto os assistentes de produção responderão a uma pergunta sobre sua motivação para a vaga. Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos completos, residência comprovada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e conhecimento e aceitação integral do edital.
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa incentivo mensal, que varia de R$1.100 a R$1.600, além de outros benefícios como ajuda de custo para transporte e comunicação.
O maestro Márcio Miranda Pontes, presidente da SABRA, destaca que “as atividades do curso Orquestra Sinfônica de Contagem têm potencial para contribuir para a formação de plateia para a música sinfônica em Contagem, proporcionado acesso a um bem cultural quase inacessível a grande parte da população, e para a qualificação profissional de jovens músicos”.
O curso de Orquestra Sinfônica da SABRA é um projeto realizado com recursos da Lei Rouanet e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio e parceria da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre a Escola de Música SABRA
A Sociedade Artística Brasileira SABRA é uma instituição sem fins lucrativos que oferece ensino musical de qualidade para crianças, adolescentes, jovens e adultos, independentemente de sua classe social ou origem. Desde sua fundação em 2013, a escola tem como missão democratizar o acesso à música e promover a formação de cidadãos conscientes e críticos. Para tanto, oferece uma gama completa de cursos para todas as idades, desde a musicalização infantil até orquestras sinfônicas e grupos instrumentais de câmara. A escola também promove concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas, levando a música de qualidade para toda a comunidade.