07 MAI 2024
TRANSCON
TRANSFORMAR CONTAGEM
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Ações educativas sobre o “Maio Amarelo” conscientizam motoristas e pedestres em Contagem

A Transcon deu início, na tarde de segunda-feira (6/5), às ações educativas do Maio Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito, que tem como meta despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo.

Para simbolizar a campanha, foi realizado um teatro educativo em uma faixa de pedestres da av. Prefeito Gil Diniz, com foco nos motoristas e pedestres sobre os perigos do uso do celular no trânsito e os riscos de morte. A ação, que vai se estender durante todo o mês, é uma parceria com o Projeto “Viva Via”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Durante a encenação, os atores abordaram uma situação em que um homem atravessa a rua desatento falando ao celular e encontra com a ‘’morte’’. Além disso, os motoristas também foram orientados sobre a importância do uso do cinto de segurança e de manter a viseira do capacete abaixada na moto.

Para Ailton Ramos, motorista que passou pelo local, esse tipo de ação é muito válida e serve para lembrar sobre a preservação da vida. “Acho muito interessante. Você tem que usar o cinto de segurança e não usar o telefone na hora que está dirigindo. Hoje em dia você vê muita gente fazendo isso e não respeitando e que acabam prejudicando outras pessoas”, falou.

Outra usuária da via, Micheli Verônica, destacou que essas ações são importantes para incentivar as pessoas a terem uma postura diferente no dia a dia: “Eu saio tão rápido de casa, de um estacionamento e, às vezes, a gente esquece de colocar o cinto, não presta atenção. E esse incentivo a não usar o celular, que é o que a gente mais vê por aí, eu acho muito bom até para abrir os olhos das pessoas”.

Autor: jornalista Rafaela Galdino / Edição: João Cavalcanti