09 MAR 2024
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
Espaço Popular do Eldorado: cultura, lazer, esporte, convivência disponíveis em um só local
Foto: Luci Sallum/PMC
Totalmente revitalizado, o local já é considerado o novo cartão postal da cidade pela população

A população de Contagem está ganhando um presente e tanto. Nesta sexta-feira (8/3), o Espaço Popular do Eldorado foi inaugurado com uma série de atrações que marcaram a estreia em grande estilo do mais novo cartão postal da cidade.

O evento, que foi também uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado nesse 8 de março, contou com uma aula especial de ioga; um momento de fé e devoção com o retorno da imagem de Nossa Senhora das Graças ao oratório existente na praça, que passou por revitalização; além dos shows da banda Os Trakinos e da cantora Poliane Lins.

Momento de oração na Hora do Angelus e aula de ioga abriram a programação da inauguração. Fotos: Luci Sallum/PMC

O novo Espaço Popular fica localizado no coração do Eldorado e é formado atualmente por duas praças - na rua Portugal, entre a rua Itália e a rotatória da av. José Faria da Rocha. Abandonadas por anos, elas receberam atenção do atual governo, que planejou e executou um projeto surpreendente, atendendo os anseios dos moradores.

"Trabalhamos muito para recuperar as áreas públicas da cidade e hoje Contagem ganha mais um espaço popular, uma grande praça, com brinquedos, uma fonte maravilhosa, mirante… um lugar para encontrar com quem se ama, fortalecer os laços entre as pessoas. Vale a pena conhecer!", ressaltou a prefeita Marília Campos.

O conjunto de praças conta com anfiteatro e área de eventos, mirante, espelho d’água, monumentos, playground acessível para crianças com deficiência, academia da cidade e paisagismo, incluindo o plantio de árvores. Todo o complexo tem dispositivos de acessibilidade, vagas de estacionamento rotativo e bicicletários. O local também está ganhando um posto da Guarda Civil, que garantirá a segurança dos frequentadores e a preservação do espaço.

Playground e fonte compõem o novo espaço de lazer e encontro da população. Fotos: Luci Sallum/PMC

Mais que uma área de lazer, cultura e entretenimento, cuidadosamente planejada, o local promete ser um novo ponto de encontro da população e  estimular não apenas momentos de diversão, mas também fortalecer os laços de pertencimento e identidade dos moradores com a cidade.

João da Silva foi conhecer o novo espaço e levou os dois filhos para brincar. O playground foi o cantinho preferido da família, mas ele destacou a diversidade de espaços que as praças oferecem. "O lugar ficou ótimo, muitos brinquedos para as crianças, muitos atrativos diferentes, valorizou muito essa região. Moro aqui perto, vamos frequentar sempre, daqui para frente", disse.

Sandra Pereira estava ansiosa para a abertura do Espaço Popular. Ela participou da aula de ioga que marcou a inauguração e já está fazendo planos para todas as atividades que pretende realizar nas praças. "Esperei muito por esse momento e agora estou muito feliz com a inauguração das praças, que ficaram maravilhosas. Estávamos precisando de um espaço deste. Fico empolgada para fazer aulas de ioga e de dança aqui", contou.

Moradora do bairro Glória, Neusa Maria, elogiou e convocou a população para cuidar e manter o local em boa condições, sem danificá-lo. “A Prefeitura trabalhou e investiu para trazer esse novo espaço de lazer para a gente. O lugar está muito bonito e é nosso. Agora, a população e frequentadores, sendo moradores ou visitantes, precisam cuidar dele e mantê-lo como está”.

Camelódromo

O tradicional Camelódromo que fica no quarteirão entre a av. João César de Oliveira e a rua Itália também vai compor o Espaço Popular do Eldorado e será repaginado. De acordo com o projeto arquitetônico acordado com os feirantes, todos os 206 boxes existentes no centro comercial serão mantidos em nova estrutura. O corredor principal será alargado e coberto, tornando o local mais organizado e confortável para lojistas e clientes, garantindo a valorização, o estímulo ao comércio e o sustento de todas as famílias ligadas ao comércio do local.

A Prefeitura dialogou profundamente com os empreendedores que atuam no Camelódromo, a fim de acolher suas necessidades e construir um projeto em parceria. Agora, o edital de licitação está sendo finalizado e será publicado em breve.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC