16 FEV 2024
PROJETOS
Mais educação: Prefeitura apoia a criação de Universidade Federal Tecnológica em Minas Gerais

O apoio à criação da primeira Universidade Federal Tecnológica de Minas Gerais, em Contagem, foi assunto debatido durante reunião na Prefeitura Municipal, na manhã desta sexta-feira (16/2), entre a administração municipal e diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). A proposta é aproveitar a estrutura e a experiência do Cefet-MG para a implantação da instituição, o que possibilitará mais oportunidades de conhecimento e aprendizado às pessoas.

A prefeita Marília Campos demonstrou seu apoio à iniciativa e se comprometeu a auxiliar nas articulações necessárias para tirar o projeto do papel. “Tem meu total apoio. Essa é uma causa ‘mineira’ e vou ajudar no que for possível, seja no diálogo com outros municípios ou mesmo para levar o debate a Brasília”, afirmou.

Além de promover a interiorização do acesso à educação de nível superior, a criação de uma nova universidade mudaria o status do Cefet-MG, ampliando o acesso a financiamentos e recursos e promovendo o desenvolvimento dos municípios. Ao mesmo tempo, o atendimento ao ensino técnico integrado de nível médio continuaria sendo ofertado.

“Não queremos mais uma universidade tradicional. Queremos uma universidade tecnológica que, inclusive, prepare nossos jovens para o mercado de trabalho”, destacou Marília.

A diretora-geral do Cefet-MG, Carla Chamon, explicou que a nova instituição seria uma  espécie de continuidade do que já é feito, tanto na oferta de cursos técnicos reconhecidos quanto nos processos de mestrados e doutorados.

“Viemos pedir esse apoio à causa. Vamos continuar oferecendo o que já fazemos e vamos ampliar, com uma universidade especializada na formação tecnológica, com inovações, capilaridade e ofertas de novos cursos além da capital. Contagem teria um campus da Universidade Federal Tecnológica”, disse Carla.

O vice-diretor-geral do Cefet-MG, Conrado Rodrigues, ressaltou a importância que uma nova universidade teria para a cidade, respeitando os “contextos regionais” e com uma formação “centrada no fazer”.

Cefet-MG Contagem

O CEFET-MG é uma instituição de ensino profissional e técnica centenária, com sua origem no Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, em 23 de Setembro de 1909, então chamada de Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais. Em 1978 foi nomeado como Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

A Unidade Contagem iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012, oferecendo cursos de informática, eletroeletrônica e controle ambiental, ambos integrados e de nível médio. Após o processo seletivo, foram matriculados neste primeiro momento 120 alunos que tiveram suas primeiras aulas no Campus provisório, localizado na região da Cidade Industrial, na Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz, 655, bairro Cidade Industrial, na praça da Cemig, em um prédio cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG até meados de 2018.

Entretanto, a unidade recebeu da Prefeitura de Contagem a doação de um terreno de 78.437,5 m2, localizado na Alameda das Perdizes, 61, no Bairro Cabral, onde o prédio oficial foi inaugurado em 19 de dezembro de 2019.

(*) Com colaboração: Cefet-MG

Mais informações sobre o Cefet/MG Unidade Contagem podem ser acessadas o link clicando aqui.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. JANINE MORAES/PMC

Autor: jornalista Fernando Dutra / Edição: João Cavalcanti