Cerca de 104 alunos dos cursos profissionalizantes de ‘pizza e massas’; ‘salgados e pães artesanais’; ‘corte e costura’; e ‘transfer’, receberam o certificado de conclusão das atividades, na última quarta-feira (15/3). Esta foi a terceira turma de formandos do projeto de capacitação que proporciona à população novas oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho, via qualificação profissional. A ação é uma iniciativa da Prefeitura com realização e supervisão do Centro de Formação do Trabalhador de Contagem (Cefort).
Direcionados a pessoas que buscam aperfeiçoamento profissional e/ou recolocação no mercado de trabalho, os cursos são gratuitos, ofertados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, e executados em parceria com a Sociedade Cultural de Minas Gerais (SCRMG). Neste ano, mais seis novos cursos estarão disponíveis, totalizando 12 opções para os contagenses.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniella Tiffany, o objetivo deste ano é disponibilizar mais 600 vagas. “A grande novidade é a possibilidade de um aluno que já tenha feito algum curso anterior, fazer mais um, completando sua trilha de qualificação”.
A prefeita Marília Campos parabenizou toda a equipe que trabalha firme para que mais pessoas se qualifiquem. “Fico feliz de estarmos podendo devolver às pessoas a possibilidade de ocupar espaços, de conviver com alegria e ofertar cursos que capacitam as pessoas e, consequentemente, resgatam a sua cidadania. Com os cursos, damos mais possibilidades para vocês, e isso é muito gratificante para a Prefeitura”.
Durante o evento, os alunos desfilaram com as roupas confeccionadas por eles durante a capacitação, além de oferecerem o lanche com tortas salgadas produzidas no curso de salgado e pães artesanais.
Uma das formandas foi Tatiane Aparecida, 33, que ficou sabendo da ação por meio de uma amiga. "Inicialmente fiz o curso para aprender e fazer em casa, mas tenho a expectativa de um dia começar a vender". A moradora do bairro Perobas compartilha da ideia que esse tipo de curso, de forma gratuita, é ótimo para quem quer aprender ou aperfeiçoar e não tem condições financeiras para investir, pois, segundo ela, têm alto custo.
“É muito gratificante dar aula para tantas pessoas e estar hoje entregando o certificado de conclusão do curso. Trabalho na confecção há muitos anos e sempre falo que recebi esse convite e não largo mais. Sou apaixonada pelo o que faço, e quando isso acontece, o nosso trabalho vai além de ensinar, pois passamos a ser amigas e confidentes”, disse a professora de corte e costura, Denilza Pereira Fernandes.
Por meio do Termo de Colaboração 001/2022, entre o período de julho de 2022 a março de 2023, foram certificadas 395 pessoas nos cursos de ‘pizza e massas’; ‘corte e costura’; ‘bonecas de pano e feltro’; ‘transfer e brindes personalizados’; ‘design de acessórios’; ‘salgados e pães artesanais’ e de ‘panetone’.
Estiveram presentes ao evento os vereadores Alex Chiodi, Bruno Barreiro, Daniel do Irineu, Moara Saboia e Ronaldo Babão; o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela; as subsecretárias de de Segurança Alimentar, Maria Aparecida Miranda; e de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro; e o presidente da Sociedade Cultural de Minas Gerais, Daniel Juvêncio Soares dos Santos.
Cursos a serem ofertados em 2023:
Inscrições
Os cursos são destinados a contagenses a partir de 16 anos de idade, com o desejo de aperfeiçoar e/ou aprender um novo ofício. As vagas são priorizadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos Cras, Creas e pelos empreendimentos da Economia Solidária. As aulas acontecem de segunda a sábado, nos turnos da manhã ou tarde, no Cefort, onde também são realizadas as inscrições.
Centro de Formação do Trabalhador de Contagem (Cefort)
Rua São Marcos, 247 – Água Branca
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (31) 3352-8020