Pela nona vez, o Sada Cruzeiro levantou o troféu de melhor time do continente. Neste domingo (19/3), venceu o Itambé Minas na final do campeonato Sul-Americano masculino, disputado na cidade de Araguari, em Minas Gerais, por 3 sets a 1. O jogo colocou frente a frente os dois melhores times do país. Na Superliga, o Cruzeiro lidera, com 55 pontos, 12 a mais que o Minas, vice-líder.
A partida foi bem equilibrada e teve, em seu início, duas quedas de energia, o que acabou atrasando o jogo. Com a situação normalizada no ginásio General Mário Brum Negreiros, o time treinado por Filipe Ferraz acabou sobressaindo, repetindo o feito do ano passado, vencido sobre o próprio Minas. Antes, o Cruzeiro foi campeão do torneio em 2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022 e, agora, em 2023.
No primeiro set, a maior diferença entre as equipes foi de apenas cinco pontos, o que mostra que a parcial de 25 a 22 foi decidida nos detalhes. No segundo, o Cruzeiro também dominou, fechando em 25 a 19. Já o terceiro set foi do Minas, que errou menos e conseguiu fechar em 25 a 22. No quarto set, o Cruzeiro voltou forte e arrasador, fechando a partida e se sagrando campeão pela nona vez na história, conquistando mais um troféu, dias após vencer a Copa Brasil.
López foi escolhido o melhor jogador do torneio (MVP) e além de maior pontuador da final, com 22 acertos, seguido por Vaccari com 15 e Oppenkoski (melhor oposto) com 14.
“É sensacional demais esta conquista. É a segunda que levantamos neste mês. Mostramos muita consistência do começo ao fim do jogo, diminuímos um pouco o ritmo, retomamos e estamos comemorando mais um título importantíssimo. Estou muito feliz de poder jogar, contribuir com a equipe e ajudar”, disse Oppenkoski.
Próximos desafios
Sada Cruzeiro e Itambé Minas voltam, agora, as atenções para a Superliga. O Sada, que é parceira da Prefeitura de Contagem, volta a jogar no próximo sábado (25/3), às 14h, contra o Montes Claros América, em Montes Claros, pela última rodada da fase classificatória. O time celeste já está garantido nos playoffs como primeiro colocado.
Confira as equipes:
Sada Cruzeiro – Nico Uriarte, Oppenkoski, Vaccari, López, Lucão, Otávio e o líbero Lukinha. Entraram Rodriguinho, Rodrigo Ribeiro e Cledenilson. Técnico - Filipe Ferraz.
Itambé Minas - William, Paulo, Honorato, Marcus, Matheus Pinta, Elian e o líbero Maique. Entraram Resley, Saliba, Vissoto e Arthur Bento. Técnico – Nery Tambeiro