Buscando organizar a estruturação da Superintendência de Defesa Animal e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, representantes da pasta estiveram, na última terça-feira (17/01), no gabinete do Gerente de Defesa Animal da Prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Maciel, para participarem de uma reunião intermunicipal para dialogarem sobre o trabalho desenvolvido pela PBH
A nova superintendência foi implantada no último mês, por meio da Reforma Administrativa sancionada pela Prefeitura de Contagem (Lei Complementar nº 3440. A nova reforma mudou a estrutura de algumas secretarias como a Semad. A Superintendência de Defesa Animal, tem como um dos objetivos criar políticas públicas voltadas para o bem-estar dos animais no município.
Durante o encontro, Leonardo afirmou que o estabelecimento de um diagnóstico foi fundamental na cidade de Belo Horizonte, para conhecer as principais ocorrências, os crimes cometidos contra animais domésticos, os conflitos e as maiores demandas da população. “Quando construímos esse diagnóstico, conseguimos estabelecer nossas prioridades e criar propostas que atendessem as necessidades de todos”, disse.
O gerente afirmou que o combate e inibição dos maus tratos a animais é uma demanda legal, segue a legislação vigente e é uma obrigação dos municípios. De acordo com ele, a proibição e a punição dos maus tratos não envolve apenas os maus tratos ao animal, mas também é uma questão educativa. “De uma maneira mais ampla,é de conhecimento científico,que os maus tratos contra animais está diretamente relacionado a maus tratos as pessoas também. Pessoas que cometem maus tratos a animais, também estão relacionados a violência doméstica, violência contra a mulher, violência contra minorias”, finalizou.
Além do encontro com a gerência de Defesa Animal de BH, a equipe da Semad irá realizar reuniões internas e externas com vários setores em busca de parcerias na construção de políticas públicas que assegurem melhorias para a causa animal em Contagem.