O Eldorado Vipers, que existe em Contagem desde 1996, conquistou uma importante medalha no fim de semana, no Campeonato Brasileiro de Hockey. O time, treinado por Stéfani Vital, bateu o Palmeiras na disputa do terceiro lugar e conseguiu a medalha de bronze na categoria sênior masculino adulto, na Pool A (Primeira Divisão). A partida, que terminou empatada no tempo normal por 1 a 1, foi vencida pela equipe de Contagem nos pênaltis, por 2 a 1.
De acordo com Flávio Diniz, atleta e um dos fundadores do time, é um orgulho imenso conquistar essa posição na competição. “O Campeonato Brasileiro é o mais disputado no país. Nesses 26 anos do Eldorado Vipers a posição mais alta que havíamos chegado foi um quarto lugar. Dessa vez, com muita luta e dedicação, alcançamos o terceiro lugar, uma medalha inédita, portanto”, disse. A competição, que aconteceu em duas etapas, acabou sendo vencida pela AABB, de São Paulo, que bateu o Amparo, na final, por 4 a 2.
Na visão do treinador Stéfani Vital, a equipe vem mostrando evolução dentro de um projeto que, além de ter um viés social, ainda abre portas para esportistas desde jovens. “Hoje temos as categorias sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sênior feminino e o sênior masculino, sendo que em todas as categorias tivemos algum êxito, em quase todas no ponto mais alto do pódio. Tudo isso é fruto de um trabalho contínuo, que começou em 1996 e que passa, agora, a colher frutos”, contou.
Stéfani revelou que uma das chaves para chegar em terceiro no sênior masculino de 2022 foi a mescla de experiência e juventude. “Tínhamos num grupo de dez jogadores, cinco veteranos, próximos aos 40 anos e cinco da base, sendo um de 15, dois de 17, um de 22 e outro de 18. É um primeiro grande resultado nessa categoria e temos a certeza de que com a estrutura necessária e muito foco, conseguiremos melhorar cada vez mais”, destacou.
Ele ainda salientou que outros atletas têm se destacado em categorias inferiores e que, em breve, farão parte da equipe mais experiente. “Inclusive tentamos a liberação de um atleta de 14 anos, o Vitor Amaral, para estar esse ano. Infelizmente não foi possível, por ele não ter a idade mínima, de 15 anos. É um fenômeno! Para o ano que vem, vai compor nosso time. É um dos melhores jogadores do país, artilheiro de todas as competições que participou em 2022 e de um futuro brilhante no esporte”, revelou.
Foto: equipe Eldorado Vipers
Futuro nas quadras e viés social
Stéfani prevê que vários atletas têm toda a chance de chegar, um dia, à Seleção Brasileira. “É necessário que desenvolvam o talento, que levem o esporte a sério. Temos aqui vários exemplos, como o Pedrinho e, pela boa cabeça e capacidade, o Vitor. Temos um foco muito importante na categoria de base, mas também uma preocupação com o ser humano. Aqui formamos atletas e pessoas de bem.
Reforma do ginásio Califórnia
O ginásio Califórnia, localizado na avenida Francisco Firmo de Matos, é o local de treinos do Eldorado Vipers desde 2010, quando o local foi inaugurado. Fechado para reformas, é um dos ginásios-modelo do Brasil, uma vez que comporta as medidas oficiais de hockey, além do potencial existente. “O ginásio é numa localização excelente e vai passar por uma adequação, no telhado, na parte interna e externa e também nas imediações, que resultarão, certamente, em frutos futuros, qualidade para os atletas e também para a população do entorno”, concluiu Stéfani.