Em Contagem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Regional conta com o Transporte em Saúde – TS, serviço que garante o deslocamento de pacientes das residências para as unidades de saúde do município ou de outras cidades para realizarem consultas ou tratamentos de forma eletiva.
Atualmente, o serviço atende cerca de 900 pacientes e funciona somente com recursos municipais.
Em 2021, foram realizados cerca de dezesseis mil atendimentos. Considerando os dados do primeiro semestre de 2022, a projeção de atendimento deste ano terá um aumento de 24%, sem nenhum aumento de frota, apenas com o processo de trabalho que foi implementado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A frota do TS conta com doze ambulâncias, sendo dez ambulâncias de remoção em decúbito horizontal e duas ambulâncias tipo sem limite com elevador para pacientes cadeirantes, compostas por técnicos de enfermagem e um condutor. Além de 14 kombis com oito lugares cada, com motorista.
A paciente Viviana Aparecida, que recentemente descobriu um linfoma, está contando com a assistência do TS para comparecer às consultas e tratamento. Segundo ela, o auxílio está sendo fundamental. “Sem ele ficaria bem difícil. A doença não vem sozinha, com ela impõe barreiras. Sempre que eu tenho que ir para o hospital, são eles que vêm. Eu ligo para a central e agendo o transporte, graças a Deus é muito tranquilo”.
Para ser contemplado com o atendimento, é necessário que o usuário seja encaminhado pela Unidade Básica de Saúde – UBS referência. Após o encaminhamento, a equipe do TS realiza uma avaliação sobre o caso. Desta maneira, um assistente social e um enfermeiro vão à casa do paciente solicitante para avaliar a necessidade. A partir da visita, constatando a necessidade, o paciente é classificado, destinado ao tipo de veículo e é inserido em uma rota. Alguns pacientes que conseguem se locomover por meio de transporte coletivo, recebem o vale social, ou seja, o vale transporte para fazerem seus respectivos tratamentos. Após a inserção no serviço, o usuário deve ligar com o máximo de antecedência para a central e realizar o agendamento do transporte.
No caso dos pacientes que utilizam as ambulâncias, sejam “Sem Limites” ou de remoção horizontal, antes do deslocamento, eles são avaliados pelos técnicos de enfermagem, que informam na central do serviço o estado de saúde do usuário.
Desse modo, a central conta com um enfermeiro 24h que avalia a condição e autoriza ou não o deslocamento. Caso seja identificada alguma instabilidade no estado clínico do paciente, o enfermeiro faz a orientação para levá-lo para algum equipamento de saúde ou encaminha para o Samu que passa a fazer a triagem do paciente.
Segundo a responsável técnica pelo Transporte em Saúde, Sandra Borgo, os pacientes recebem visitas constantes para reavaliação do caso. “Da mesma forma que o paciente pode ter um agravamento, começa no vale social e vai para a ambulância, ele também pode ter uma melhora, saindo da ambulância e indo para o vale”, contou.
Para facilitar o serviço, o TS está no processo de implantação de um aplicativo em que chegam informações com as referências e coordenadas para uso de GPS na própria plataforma, além dos dados do paciente.