Entre os dias 17 e 21/10, nove guardas civis participaram do curso de Salvamento Aquático, organizado pela Gerência de Ensino e Capacitação da Guarda Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBM/MG.
O curso contou com aulas teóricas e práticas. No módulo teórico foram abordados conteúdos relacionados à ética profissional, primeiros socorros, equipamentos necessários, e atuação em um cenário líquido. Já na parte teórica, realizada na na piscina semiolímpica da Secretaria de Defesa Social, os guardas receberam instruções sobre como proceder durante uma situação de afogamento, desde o avistamento da vítima até a melhor forma de salvá-la e transportá-la para um lugar seguro, sobre como atuar no tratamento pré-hospitalar.
Além disso, os guardas passaram por testes de resistência e de aprimoramento de suas habilidades de natação. O curso foi ministrado por Lucas Severo, instrutor credenciado pelo CBM/MG, e teve carga horária de 60h/aulas.
O objetivo, segundo Lucas Severo, foi capacitar os profissionais da Guarda Civil de Contagem para que estejam preparados diante de possíveis ocorrências em ambientes aquáticos, tendo em vista que a corporação atua no monitoramento de um importante reservatório de água: a Lagoa Várzea das Flores. “É uma lagoa extensa onde já perdemos várias vidas por questões de imprudência. Quanto mais agentes capacitados em salvamento aquático, melhor será nossa resposta e mais seguro ficará o ambiente aquático, pois os guardas estarão aptos a intervir em ocorrências dessa natureza”, destacou.
Ao final do curso, os nove guardas civis receberam certificados de conclusão do curso, que foram entregues pela secretária de Defesa Social, Viviane França. “ Foi uma capacitação importante que possibilitará aos nossos agentes atuar de forma segura e com conhecimento, inclusive para prevenir situações de afogamento. Sinto orgulho da corporação e das inúmeras formações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria para prepará-los e qualificá-los”, salientou França.