Com uma forte vocação para o esporte, contagem promoveu 38 eventos esportivos, de modalidade diversas, na cidade até julho de 2022. O balanço das atividades desenvolvidas e os resultados foram apresentados nessa quinta-feira (14/7), quando foram discutidos, também, novos investimentos para o setor no segundo semestre.
Segundo dados da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventudes - Semel, até o mês de julho, 38 eventos foram organizados ou apoiados pela Prefeitura, com destaque para skate, futebol, futsal, vôlei, dança, crossfit, lutas, bicicleta, corridas de rua, patins e, principalmente, a ginástica de trampolim, que se destacou no cenário nacional, principalmente, com a atleta Gabriela Cordeiro.
O sucesso do esporte é tamanho, que foi anunciado um maior incentivo aos jovens atletas, que poderão utilizar não apenas o CSU Eldorado para treinar, como também o Ginásio Poliesportivo Parque Tropical, no Petrolândia; Educarte, na Regional Sede ; e, em breve, na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, no Cidade Industrial, em fase de implantação.
De acordo com a prefeita Marília Campos, Contagem tem se preocupado em melhorar as estruturas da cidade, possibilitando o desenvolvimento, desde cedo, dos jovens no esporte. “Contagem é uma cidade com muita capacidade no esporte e precisamos resolver uma série de situações, seja com manutenção ou obras maiores. É vital que consigamos atender as demandas e promover o esporte, com corridas, futebol, ginástica, eventos em geral, mas, principalmente, com um fortalecimento da infraestrutura de campos e locais onde os campeonatos são realizados”, completou.
Na avaliação do secretário da Semel, Rubens Macedo, o balanço do semestre é positivo. “Conseguimos dimensionar o esporte na cidade, com competições organizadas, mobilizando atletas, equipes e, também, incentivando o esporte em todas as regionais”, comentou.
Uma das competições que chamou a atenção foi a 1ª Copa Contagem Sul-Americana de Futebol sub-14. “Tivemos, em uma semana, 50 partidas. Estiveram presentes na cidade 19 observadores técnicos e cinco atletas acabaram sendo selecionados por equipes do Brasil inteiro para fazer parte da categoria de base. Queremos transformar Contagem em um polo sub-14 do país”, completou o subsecretário de Esportes, Rafael Rezende.
Outras competições também mereceram menção, ambas em andamento: a 1ª Copa de Futebol Amador de Contagem, que terá continuidade no próximo dia 24; e os Jogos Escolares de Minas Gerais - Jemg, no qual Contagem tem equipes classificadas em esportes coletivos e no xadrez.
Segundo semestre
Até dezembro, outras atividades acontecerão na cidade. “O contagense pode esperar por mais atividades, dentro de projetos que estamos construindo e ações que serão feitas nos espaços públicos. Para 2023, planejamos ter competições fixas na cidade, seja de futebol, futsal, corridas, entre outras atividades”, finalizou Rafael Rezende.