As atletas Clara Vasconcelos e Maria Luiza Marcante conquistaram a quinta colocação, na modalidade de Trampolim Sincronizado - Categoria 13/14 anos, no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, que aconteceu na última semana, em Baku, no Azerbaijão. O Brasil levou 15 atletas para a disputa do campeonato, sendo oito da equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC.
“É muito gratificante estar aqui disputando o mundial. Estávamos muito animadas e positivas”, conta Maria Luiza. Clara também não tirou o sorriso do rosto, e compartilhou sua alegria. “É uma experiência muito diferente e estávamos com pensamento positivo o tempo todo. Agradeço aos patrocinadores por nos ajudarem a chegar aqui”, disse. As meninas treinam de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia.
“Entendemos que valorizar os atletas da cidade e os atletas de alto rendimento gera na cidade um sentimento de pertencimento, além de criar figuras, personagens que são referências para outros jovens e outras crianças. Com isso, criamos uma sociedade com pessoas mais ativas e mais cientes da sua capacidade, uma vez que o esporte trabalha a socialização, a ressocialização e a disciplina”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Rubens Macedo.
Segundo o secretário, é muito bom quando temos modelos. “Dessa forma, estamos dando aos nossos jovens, referências que eles possam se inspirar, e a partir daí, galgar espaços e pódios cada vez maiores”, frisou.
Orgulhosa da sua equipe, a técnica e coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim da cidade, Cristina Trópia, explica que o sincronismo tem peso duplo, e foi nesse quesito que focaram. “É muito bom ir para a final de um mundial e disputar uma medalha. Saber que estamos entre os melhores do mundo nos enche de orgulho. A junção de esforços público (Prefeitura de Contagem) e privado (ArcelorMittal e BBA) fazem deste projeto um grande sucesso, com resultados que o tornam cada vez maior”, afirmou.
Clara Vasconcelos, Maria Luiza Marcante, Gabriela Rodrigues, Ana Luiza Soares, Jennifer Lopes, Maria Eduarda Damasceno, Nathália Rodrigues e Julia Rocha, e dois técnicos de Contagem: Cristina Trópia e Rodrigo Bachur, foram os representantes de Contagem no torneio mundial.
Resultados da equipe de Contagem no Campeonato:
Trampolim Sincronizado:
Individual:
Campeonato Pan-Americano
Após a final do Campeonato Mundial de Trampolim, o técnico Rodrigo Bachur foi direto para a cidade de Cali, na Colômbia, para acompanhar e encontrar os atletas Luara Rezende e Vinícius Celestino, que participarão dos jogos Pan-Americanos, de 1 a 6 de dezembro.
Projeto Ginástica de Trampolim
O Projeto Ginástica de Trampolim Contagem é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem–AGTC. O município tem três núcleos de treinamento, totalizando 600 crianças e jovens atendidos, sendo o do Tropical e do Funcionários apoiado pela Cemig, e o do CSU Eldorado, apoiado pelas empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais.