A população contagense ganha mais qualidade e agilidade ao solicitar uma intervenção e, ao mesmo tempo, os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Contagem - Semobs têm melhores condições de trabalho. A melhoria aconteceu a partir da implantação pela Prefeitura de Contagem, no mês passado, do e-Kronos, um dos mais modernos softwares de gestão pública.
De acordo com o coordenador de planejamento da Semobs, Edvan Bastos, a secretaria tem priorizado a implantação de tecnologias que impactam positivamente no cotidiano dos servidores e no andamento de processos, sendo o e-Kronos um dos grandes frutos dessa missão.
“Essa plataforma está sendo implantada para repaginar e reconstruir toda a rotina operacional da Semobs, pois é focada em otimizar a eficiência operacional, a excelência na qualidade do serviço, além de trazer êxito nas etapas de planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos, etapas que ocorrem antes de uma licitação”, destacou.
Benefícios
Na prática, como explica engenheiro responsável pelos projetos de modernização da Semobs, Edson Lana, o E-Kronos resultará em inúmeros benefícios, incluindo a cooperação e o fortalecimento das relações institucionais, o aumento da transparência e da produtividade, além da correção de erros em tempo real.
“O sistema ainda traz como benefícios um ganho de produtividade em cada setor, qualidade e execução do andamento de obras, a melhoria da transparência nos processos licitatórios, além de elevar o nível de qualificação profissional na atividade produtiva e estimular a redução de custos existentes no ciclo de vida dos empreendimentos”.
A plataforma, que estará disponível em todos os computadores da secretaria, também será acessível a todos os colaboradores da pasta de forma on-line, integrando ao máximo os setores, independentemente de limitações físicas. Em geral, a função do E-Kronos será integrar todas as etapas do organismo da secretaria: planejamento orçamentário, investimento, projetos, orçamento referencial, licitação, contratação e execução, de modo que eles sejam facilmente acessíveis a qualquer trabalhador que necessite colher informações ou verificar dados necessários.
Inovação
Com a implementação do sistema, a Semobs vai inovar na administração pública, apresentando soluções que corrijam as falhas mais comuns do setor. Edvan listou os principais pontos que precisam ser corrigidos. “A imprecisão orçamentária, o isolamento departamental e a fragmentação das informações são situações comuns no serviço público, por conta das estruturas que existem. Tudo isso é necessário, mas podemos melhorar, agilizar e simplificar todos esses processos sem que isso afete a legislação ou mesmo os protocolos”.
A mudança vem sendo acompanhada por todos os servidores, uma vez que a implantação do sistema ocorre de maneira em que todos os trabalhadores tenham um treinamento adequado. O cronograma estabelecido para a implantação da primeira etapa – e já cumprido – foi de 12 semanas, com metodologia que consiste em familiarizar o usuário com o sistema. Ao mesmo tempo, são feitas reuniões constantes para avaliações e diagnósticos de todo o processo, que poderão resultar em mudanças para a solução de eventuais falhas.
Futuro
Com o intuito de aumentar a transparência também com a população, a Prefeitura Municipal de Contagem irá, a longo prazo, disponibilizar informações sensíveis às obras no portal oficial (www.contagem.mg.gov.br). Segundo o subsecretário de planejamento, Thales Nogueira, o software será a “ponte” para que todos os dados das obras fiquem disponíveis nos portais oficiais.
“No futuro, a Semobs planeja divulgar em tempo real as ações de obras, manutenção e serviços urbanos. A ideia é criar ou disponibilizar no site da Prefeitura um mapa onde todos os contagenses poderão verificar e acompanhar o atendimento de solicitações ou mesmo verificar em quais locais estamos atuando. Para viabilizar essa ferramenta, o E-Kronos será o software que irá permitir esse tipo de ação. Já tivemos diversas reuniões com outras secretarias e instituições municipais para aprimorar esse projeto e tirá-lo finalmente do papel”, afirmou.
Colaboração de Cezar Gomes com supervisão de Anderson Rocha