Na próxima quinta-feira (9/9), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem - Transcon promoverá um encontro on-line para debater o ciclismo. A live acontece após Contagem receber sua primeira ciclofaixa, que liga o Parque Sarandi à região da Pampulha, em Belo Horizonte. O debate contará com a participação dos arquitetos e urbanistas Eveline Trevisan e Fernando Inácio e será mediado pela diretora de Planejamento da Transcon, Marina Reis.
Eveline Trevisan é doutoranda em Urbanismo e, desde 2001, trabalha na BHTRANS,em Belo Horizonte, onde atua como coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Fernando Inácio também é arquiteto e urbanista, atua como voluntário na Associação Move Cultura e representa os ciclistas de Contagem no debate.
As ciclovias e ciclofaixas garantem a mobilidade e a segurança dos ciclistas, que aumentam cada vez mais em Contagem. Um dos focos da atual gestão da Transcon é incentivar a mobilidade ativa — deslocamentos não-motorizados — e devolver a rua para as pessoas.
Primeira ciclofaixa de Contagem
A primeira ciclofaixa de Contagem foi inaugurada no último dia 29 de agosto, na avenida Severino Ballesteros. Com mais de 4 km de extensão, a ciclofaixa Parque Sarandi liga a região Ressaca, em Contagem, à ciclovia da avenida Professor Clóvis Salgado, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, dois grandes polos atrativos da RMBH.
A ciclofaixa Parque Sarandi integra uma série de intervenções de mobilidade urbana realizadas pela Transcon para celebrar o aniversário de 110 anos de Contagem. O objetivo é oferecer mais segurança aos pedestres e ciclistas, incentivar a mobilidade ativa e possibilitar o convívio tranquilo entre os diferentes modos de transporte. As ações buscam melhorar a relação das pessoas com a cidade e o ambiente urbano e foram planejadas conforme as necessidades de cada local, indo desde o aumento de calçadas e pintura do pavimento até a instalação de semáforo para ciclistas.
Serviço
Live Ciclismo
Data: 9/9
Horário: 19h
Local: YouTube da TransCon