Palavras de incentivo e expressões de amor e carinho com aquele tom familiar entre netos e avós. Esse foi o conteúdo de dezenas de cartas escritas pelos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental do Colégio Santo Agostinho, unidade de Contagem, para idosos que participam do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Industrial. A ação foi realizada na quarta-feira (23/6), respeitando todos os protocolos de prevenção ao contágio do vírus SARS-Cov-2, da Covid-19.
O objetivo das cartas foi trazer um pouco de alegria, amor e esperança aos idosos e, ao mesmo tempo, trabalhar nos estudantes os valores fundamentais, como solidariedade e empatia. As cartas destacam palavras de encorajamento, amor, fé e incentivo para que os idosos consigam se sentir abraçados, mesmo que à distância, em um momento de isolamento e de cuidados com a saúde.
A professora de história, Inez Grigolo, explica que a escola trabalha com seus alunos um olhar diferente sobre a pessoa idosa. Trabalhamos o estatuto do idoso para que eles saibam os direitos e deveres dessas pessoas. Assim, eles passam a ver seus avós e idosos de forma diferente. “Fazemos um trabalho de conscientização e sensibilização da criança e dos jovens em relação aos idosos, criando um vínculo entre gerações”, explicou a professora.
Segundo a idosa, Dalva dos Santos (Dalvinha), esse momento foi maravilhoso e muito verdadeiro. Receber uma palavra amiga representa incentivo para a vida. “Receber essa cartinha com palavras tão lindas é muito emocionante”, disse.
A coordenadora do Cras Industrial, Vânia Ferreira, destaca que esta ação é em consonância com a Política Nacional da Pessoa Idosa e traz uma reflexão importante acerca do encontro intergeracional e o fortalecimento de vínculo comunitário dos idosos. “Para marcar esse dia, a minha palavra é gratidão a todos que permitiram que esse momento singular fosse possível e os que não mediram esforços para alegrar a vida dos idosos do serviço de convivência”, destacou.