A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou na manhã desta quarta-feira (19/5) as obras do Corredor Leste-Oeste do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) para acompanhar de perto o progresso das intervenções e as necessidades de colocar o novo sistema de transporte coletivo em funcionamento. O SIM visa melhorar a vida dos contagenses, garantindo um transporte coletivo mais ágil, seguro e de qualidade para a população. O Corredor Leste-Oeste vai facilitar o deslocamento dos moradores da região do Petrolândia às regiões da Ressaca/Nacional e vice-versa. Na sequência da visita, Marília Campos também esteve no canteiro de obras do Terminal Ressaca e a na duplicação do Viaduto Ceasa.
Acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Faria e do presidente da Transcon, Renato Ribeiro, Marília falou sobre o compromisso da gestão com a continuidade das obras. Segundo ela, as intervenções têm mobilizado os esforços da Prefeitura. “Essa retomada tem rendido muito trabalho da nossa equipe, de rever projetos, fazer reequilíbrio de contrato, novas licitações, dentre outras ações. Hoje, esse terminal não está funcionando por essa razão. Mas, tenho certeza de que vamos encontrar uma solução para garantir um transporte mais ágil e de melhor qualidade para a população de Contagem”, ressaltou a prefeita.
O vice-prefeito Ricardo Faria enalteceu o diálogo da Prefeitura com os moradores da cidade. “É muito importante essa transparência de comunicar para a população o que está acontecendo, principalmente, sobre como assumimos essas obras e o que estamos fazendo para entregá-las”, afirmou.
O presidente da Transcon, Renato Guimarães Ribeiro, reforçou a posição da prefeita sobre os ajustes no corredor e no terminal desativado. Segundo ele, o Terminal Petrolândia chegou a ser inaugurado no ano passado, mas foi fechado por conta de problemas na infraestrutura e de operação do local. “Temos que refazer algumas obras complementares ao terminal, pois elas ainda não são suficientes para entregar um serviço de qualidade para a população. Vamos rever todo o projeto para adequá-lo ao sistema de transporte coletivo. Precisamos terminar as obras, melhorar os acessos e colocar o terminal para funcionar para a população”, disse.
As administradoras regionais do Petrolândia, Márcia Ramalho, do Nacional, Janete Romão e da Ressaca, Maria José Pacheco também participaram das vistorias às obras do Corredor Leste-Oeste.
CORREDOR LESTE-OESTE
O Corredor Leste-Oeste vai integrar as regionais Petrolândia, Ressaca e Nacional. Com 11 quilômetros de extensão, vai ligar os dois extremos da cidade por meio da Via Expressa e avenidas Helena de Vasconcelos Costa e Severino Ballesteros Rodrigues.
Parte do SIM, o corredor tem como pontos extremos dois terminais: no leste o Terminal Ressaca e no oeste o Terminal Petrolândia. Juntos, os terminais vão possibilitar a integração do transporte coletivo entre as regionais Ressaca, Nacional e Petrolândia, sem a necessidade de pagar outra tarifa.
No atual sistema, os usuários têm que pagar duas tarifas para fazer a conexão entre as regiões. Embarcam em um coletivo na região do Petrolândia, descem no Centro de Contagem ou no Eldorado, e pegam outra condução até a Ressaca ou Nacional. O mesmo acorre para quem quer fazer o caminho oposto, ir das regiões da Ressaca e do Nacional para a regional Petrolândia.
Nesse corredor as faixas exclusivas para os ônibus serão do tipo BRS (Bus Rapid Service, serviço de ônibus rápido, em português), com circulação preferencial à direita das vias. Além disso, todos os pontos de embarque e desembarque do corredor passarão por readequações. Serão 25 pontos na extensão do corretor e todos contarão com painéis de informação com previsão de chegada dos coletivos. Atualmente, Contagem conta com 46 desses displays espalhados pela cidade.
O Corredor Leste-Oeste ainda terá conexões com o Corredor Ressaca, no terminal homônimo, e com o Corredor Norte-Sul, no Terminal Sede, integrando todo o novo sistema de transporte coletivo do município.
SIM
O Sistema de Transporte Integrado (SIM) tem como conceito básico um modelo de transporte coletivo sustentado por sistema tronco-alimentado com integração física entre linhas e estações. O modelo é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público.
As intervenções do SIM vão transformar o Sistema Viário de Contagem com três grandes corredores de mobilidade:
O Corredor Norte-Sul, o principal deles, vai interligar a Cidade Industrial à Nova Contagem. Serão cerca de 20 quilômetros da Praça do Trabalhador, na Regional Industrial, passando pelas avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira, rua do Registro até a LMG-808, na região de Vargem das Flores.
Já o Corredor Ressaca, terá cerca de nove quilômetros de extensão e vai integrar as regionais Industrial e Ressaca, por meio das praças do Trabalhador e da Cemig e das avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso, indo até a avenida Severino Ballesteros Rodrigues.
O Corredor Leste-Oeste, por sua vez, vai conectar a Ressaca ao Petrolândia, com avenidas das Américas, Severino Ballesteros Rodrigues, Helena de Vasconcelos até o fim da Via Expressa de Contagem, na Regional Petrolândia, no limite com Betim.
Esses corredores de mobilidade são vias que irão priorizar o sistema de transporte coletivo. Formados por faixas exclusivas para ônibus, os corredores possibilitarão mais agilidade, menos paradas e mais comodidade com a ausência de cobrança de tarifa dentro dos veículos. Somados, esses corredores terão 30 km para a operação do sistema tronco alimentado do SIM.
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