Paralisada no ano passado, a obra do Complexo Viário do Beatriz foi um dos destinos visitados, nesta quinta-feira (7/01), pela prefeita Marília Campos (PT), que vem vistoriando as principais intervenções em curso no município para garantir agilidade na execução. “O nosso compromisso é concluir as obras. Por isso, neste momento, estamos fazendo um grande esforço com o propósito de retomar as que estão paradas e dar celeridade àquelas em andamento”, destacou a prefeita recém-empossada.
Durante a visita, Marília Campos conversou com engenheiros e a equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), responsáveis pelo acompanhamento da obra. De acordo com o atual presidente, Marco Túlio de Melo, houve uma paralisação unilateral da obra por parte da empresa no final do ano passado, que alega dificuldades financeiras para mantê-la. “Estamos em negociação para que haja uma decisão efetiva, de continuidade ou substituição da companhia para garantir a finalização das intervenções. A paralisação não se justifica”.
Segundo o presidente, a Transcon já adotou as medidas jurídicas cabíveis com aplicação de notificação e multa à empresa pelo descumprimento do contrato. Oficialmente, a empresa não abandonou a obra e nem fez distrato. “Sabemos da importância dessa intervenção e o desgaste que ela causa para quem trafega pelo trecho. Queremos resolver isso o mais breve possível, assegurando ao motorista fluidez no trânsito”, reiterou.
Marília Campos estava acompanhada também do vice-prefeito Ricardo Faria, do vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis, e do administrador regional Sede, Lindomar Diamantino.
Complexo do Viário do Beatriz
A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário.
As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra de veículos e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques. O custo da obra é de R$ 15.507.066,90, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.
Texto: Carol Cunha/Yuri Soares