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Prefeitura Municipal de Contagem
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Notícias
ABR
03
03 ABR 2018
OUVIDORIA
Novo sistema proporciona mais agilidade aos serviços da Ouvidoria
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Desde o início do ano, a Ouvidoria Geral do Município passou a utilizar um novo sistema, mais rápido e moderno, para o registro de manifestações denominado E-OUV. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, para que as prefeituras possam implantar e informatizar as suas Ouvidorias.

O E-OUV foi cedido gratuitamente à prefeitura. Para possibilitar a utilização do mesmo, bastou que a prefeitura fizesse uma adesão ao sistema de Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), do Ministério da Transparência. A adesão ao sistema garantiu aos cofres do município uma economia de aproximadamente R$ 100 mil.

Além da economia, o Profoco oferece grande quantidade cursos e formações, presenciais e à distância (via internet), para os servidores que atuam em Ouvidoria.

Segundo o ouvidor-geral do Município, Guilherme Gilliard, o antigo sistema da Ouvidoria Municipal de Contagem vinha apresentando muitas instabilidades e incorreções, o que, no curto prazo, poderia comprometer o registro e qualidade das informações registradas. “O antigo sistema cumpriu bem a função de modernizar a Ouvidoria Municipal. Entretanto, ele foi licitado sem a previsão de manutenções corretivas e evolutivas. Desse modo, uma série de problemas e ‘bugs’ acabam deixando as interfaces de operação instáveis. Para garantir a segurança das manifestações registradas, passamos replicar todos os registros do sistema em programas de planilhas e tabelas”, explicou.

Para operação do sistema no município, a Ouvidoria contou com o suporte da equipe da Diretoria de Tecnologia e de Informação, para fazer alterações no sistema, como a requalificação das temáticas das manifestações para temas locais. “O novo sistema agilizou e qualificou o serviço que prestado, segmentando as demandas, facilitando a resposta por parte da administração”, destacou o diretor-geral de Tecnologia e Informação, Paulo Moreira,

No registro de reclamações, por exemplo, onde antes constava temas como “tratados internacionais” ou “tabelas aduaneiras”, agora os munícipes encontram “tapa-buraco” ou “destoca de raiz”, temas que dizem respeito ao cotidiano do contagense.

“Hoje nós temos um sistema de ouvidoria eficiente que consegue atender à demanda do cidadão, agora com agilidade que a informática nos proporciona. Além disso, tem um layout moderno e amigável que facilita o acesso de qualquer pessoa com total privacidade, garantindo a população uma interlocução mais fácil e mais ágil com a prefeitura e com a Administração Pública”, explica o controlador-geral do Município, Weber Dias Oliveira.

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