Para abrir as atividades, foi realizado no dia 7, no espaço família da Pediatria, uma palestra com a médica Cláudia Lisboa, com o tema “Como fazer seu filho mais feliz e forte emocionalmente”. As orientações foram dadas aos pais e acompanhantes presentes. Fantoches e um lanche especial foram as atrações do dia 8.
Na quarta-feira (9 ), a equipe multiprofisssional e residentes do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) cantaram e distribuíram kits de colorir para os pequenos. Teve música para todas as idades e atendimento a pedidos. Sophia Quirino de Lima, 10 anos, quis ouvir o tema do filme Frozen, “Livre Estou”. Os menores ficaram feliz em solicitar e pular com o hit “Baby Shark”.
Quem puxou as canções foi Stephane P. Costa Lopes, residente de Psicologia e Henrique Elias de Figueiredo, residente de Fisioterapia, com o violão. Eles já realizam um projeto na Pediatria com canções e já tinham um repertório infantil bem ensaiado que foi feito em coro por toda a equipe participante da ação. Segundo os colaboradores, a música tem muitos benefícios: “traz calma, leveza, ao mesmo tempo agita e tira o foco da dor na criança, o que é muito bom”, acrescentaram.
Ester Rocha de Jesus, quatro anos, e a mãe Jéssica de Jesus, moradoras do bairro Capelinha, gostaram do momento de descontração. Elas também participaram das atividades do dia 10 que contou com a presença do violinista Igor Ribeiro que faz parte do projeto da To Life “O Som do Alívio” e integrantes da Capelania. O grupo homenageou as crianças com músicas e preces. Teve criança e adulto se emocionando com a apresentação.
Na sexta-feira (11), as crianças receberam a visita especial do Capitão América que junto com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) distribuiu presentes e doces que foram arrecadados ao longo do mês pelos colaboradores e amigos do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC).
Mileny dos Santos Silva, 12 anos, residente do bairro Novo Riacho que se recupera de uma cirurgia de apendicite ficou encantada com apresentação. “Esta semana está ‘bombando’ aqui estou muito feliz pelas atividades e os presentes, acho que vim no momento certou,” brincou.
No sábado (12), a diversão ficou por conta dos palhaços do grupo Só Riso. As crianças também receberam mais presentes distribuídos pelas equipes do dia. A programação da Semana das Crianças na unidade foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização. Para a coordenadora do GTH, Rejane Braga, a emoção e os sorrisos das crianças diante de um presente ou um gesto de carinho são a essência desta ação. “É um trabalho conjunto que nos faz bem, ver a reação tão sincera e feliz de cada criança que recebe nossa visita é algo especial,” completou.
.