Atenção, escuta ativa e informação. Essas características são os pilares da postura dos colaboradores do Projeto Ser Humano, lotados nas recepções da rede de urgência e emergência de Contagem. Desde o início de maio, esse time, formado por acadêmicos de Enfermagem, recepciona os usuários e visitantes do Complexo Hospitalar e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, buscando compreender as demandas trazidas pelos usuários e dar orientações.
A coordenadora do grupo, a enfermeira Ana Paula Reis, esclarece que o objetivo do projeto, idealizado pela assessora assistencial do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Ceres Moraes, é alcançar a excelência da qualidade no acolhimento aos usuários por meio das diretrizes da política de humanização e da comunicação solidária. “Todo mundo deseja ser bem atendido e se sente bem quando sabe o que esperar de um lugar. O Projeto Ser Humano é uma resposta a esse desejo, que é de todos que usam as unidades de saúde. Por meio da humanização do atendimento e orientações quanto os procedimentos que ocorrem na assistência, estamos aperfeiçoando ainda mais nosso acolhimento”, esclareceu Ana Paula Reis.
Os acadêmicos do projeto ficam de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, nas recepções do Pronto Atendimento do Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, do Hospital Municipal José Lucas Filho e nas UPAs JK, Petrolândia, Ressaca, Sede e Vargem das Flores. Para o início das atividades, os participantes passaram por um treinamento no final de abril, com as coordenações das unidades para imersão nas atividades que iriam desempenhar e rotinas.
Para a acadêmica do projeto na UPA JK, Keyla Murie Alves Santos, 32 anos, a experiência está sendo excelente. A estudante explica que, no período da epidemia da dengue, que repercutiu no aumento da demanda na unidade, ela pôde aprender muito com a gestão de conflitos e como lidar com circunstâncias diversas: “A espera deixa as pessoas impacientes. Na doença, todos querem ser atendidos primeiro, todos os problemas são importantes para aquela pessoa que está vivenciando aquilo, e o acolhimento com excelência dessas pessoas faz com que o momento seja melhor compreendido”.
“O atendimento humanizado é algo importante para nossa profissão. É olhar por completo o indivíduo e o acompanhante na situação em que se encontram e dar um pouco de conforto, escutando e tirando suas dúvidas”, complementou Keyla Murie Alves Santos.
A coordenadora regional de Enfermagem das UPAs, Daiana Penedo, reforça o diferencial da equipe: “Ter uma nova ótica para o acolhimento no período em que os usuários das unidades de saúde aguardam pelo atendimento”. Em contrapartida, a gestora explica que este estágio contribui para uma formação aprimorada dos futuros profissionais, no qual os estudantes têm a oportunidade de fomentar a formação acadêmica, conhecendo de perto o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios da área.
O projeto Ser Humano tem duração de 10 semanas e, ao final, novos acadêmicos a partir do terceiro período de Enfermagem preencherão as vagas, dando continuidade às ações e a novos estágios acadêmicos.