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MAI
14
14 MAI 2019
TRANSCON
Prefeitura não mede esforços para os investimentos em obras de infraestrutura
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A Prefeitura de Contagem continua investindo em obras de mobilidade. Com recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e financiamentos obtidos junto ao Governo Federal, as intervenções para acabar com os gargalos no trânsito e dar mais fluidez ao transporte coletivo estão sendo executadas. Entre elas, as que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um conjunto de obras que transformará o sistema viário de Contagem com três grandes corredores de mobilidade.

Os terminais de integração Ressaca e Petrolândia já estão em fase de construção. As duas obras, iniciadas em fevereiro, se somam para formar o Corredor Leste-Oeste, que ligará as duas regionais homônimas dos terminais e também beneficiará a região do Nacional. O Terminal de Integração Ressaca também marca o início do Corredor Ressaca, que interligará a região à Cidade Industrial.

As demais obras do SIM, como a edificação dos terminais Sede, na av. João César de Oliveira, e Darcy Ribeiro, na regional Vargem das Flores, aguardam a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal, prevista para julho deste ano. Esses terminais contemplam a implantação do Corredor Norte-Sul, que conectará a Cidade Industrial à Nova Contagem.

Nos quatros terminais, a circulação de pedestres será em nível, ou seja, em plataformas elevadas. Uma medida de segurança que facilitará o trânsito dos ônibus. As estruturas também serão adaptadas para pessoas com deficiência, com rampas de acesso, banheiros acessíveis e sinalização tátil para pessoas com deficiência visual. Todas as especificações serão cumpridas conforme a Lei Federal 10.098/2000, também conhecida como Lei de Acessibilidade.

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), Gustavo Peixoto, afirmou que as obras são importantes para a população entender como será a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade. “É bom para as pessoas conhecerem o SIM. A nossa proposta é com a otimização do sistema de transporte. Com uma redução substancial no número de ônibus, sem reduzir o atendimento aos usuários, vamos fazer com que as linhas trabalhem numa frequência ideal. Isso diminuirá a poluição na cidade. Os benefícios serão tanto para quem utiliza o transporte público, quanto para aqueles que utilizam o seu veículo particular”, observou.

Gustavo Peixoto explicou também que Contagem é uma cidade fragmentada, cortada por rodovias, ferrovias e muitas vias artérias, que dividem o município em regiões isoladas. “Com o atual sistema de transporte, os passageiros não conseguem transitar de uma região para a outra sem pegar duas conduções. No novo sistema, os terminais receberão os ônibus troncais para fazer conexão com o restante de Contagem, chegando aos outros terminais para levar as pessoas onde elas queiram, com passagem unificada. No Terminal Petrolândia, por exemplo, haverá um sistema de vias preferenciais que levará os passageiros até seus bairros”, finalizou.

Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Batista dos Mares Guia, o conjunto de obras somadas a implantação do SIM vai mudar de uma maneira radical a qualidade do transporte público oferecido à população contagense. “O conforto será enorme, a cidade estará integrada. O transporte será rápido e eficiente. Nesse momento, nós estamos começando as grandes obras, como os terminais e viadutos. Em seguida, virão todas as ruas que chamamos de alimentadoras, que vão levar os ônibus do terminal até os bairros. Elas vão ser completamente repavimentadas, requalificadas, inclusive com drenagem”, contou.

e confira mais detalhes sobre o SIM.

Terminal Ressaca

Cerca de 400 mil passageiros por mês trafegarão no Terminal de Integração Ressaca, localizado na av. Severino Ballesteros Rodrigues, ao lado do Parque Linear do Sarandi. Projetado para o conforto e segurança dos usuários, o terminal contará com duas plataformas, sendo uma municipal e outra metropolitana. As estruturas serão cobertas, acessíveis e elevadas, com alturas compatíveis com as alturas de ônibus, para embarque e desembarque de passageiros.

Para melhor atendimento e comodidade, o projeto do terminal também prevê uma área de estacionamento. As vagas serão para uso de funcionários e público geral, com vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência.

A plataforma municipal será ponto de parada para sete linhas alimentadoras, cinco linhas interterminais e duas linhas troncais, com um total de 14 linhas do transporte coletivo municipal atendidas. O acesso será pela av. Severino Ballesteros Rodrigues, nos dois sentidos de tráfego. Para os pedestres, haverá também um acesso exclusivo pelo Parque Linear do Sarandi.

As obras de construção do Terminal de Integração Ressaca tiveram inicio em fevereiro. Orçada em R$ 15.622.299,16, a obra recebeu recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), e tem previsão de 12 meses para conclusão.

Próximo ao terminal, mais intervenções ocorrerão. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Batista dos Mares Guia, o Parque Linear do Sarandi será revitalizado. “Ao lado do terminal da Ressaca, em breve, vamos começar a recuperação do Parque Linear do Sarandi, uma área com 130 mil quadrados. Será um empreendimento que vai dar vulto a todo Região Metropolitana de Belo Horizonte, pela beleza que vai ficar. Uma área de lazer para toda a população das regiões da Ressaca e do Nacional”, afirmou.

Terminal Petrolândia

Com obras também iniciadas em fevereiro, o Terminal de Integração Petrolândia deve ser entregue ainda esse ano. Serão duas plataformas de integração, uma municipal e outra metropolitana, cobertas em estrutura de aço já em fase de produção. Além disso, contará também com uma plataforma de apoio para funções administrativas e uma pequena área de estacionamento.

Os investimentos são de R$ 8.424.113,17, custeados pelo Governo Federal, por meio do PAC. O terminal atenderá cerca de 300 mil passageiros por mês, com média diária de 12.600 usuários por dia. No total, 11 linhas do transporte coletivo municipal vão parar no local. As linhas serão divididas em cinco alimentadoras, cinco interterminais e uma troncal.

Localizado na Via Expressa de Contagem, próximo à entrada do bairro Petrolândia, o terminal homônimo terá acesso pela Via Expressa, nos dois sentidos de tráfego, e pela rua Acetona, no Petrolândia. Além disso, fará conexão com o novo viaduto Petrolândia e também com o viaduto Renato Azeredo.

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