A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, montou uma tenda em frente ao CCE Iria Diniz, no sábado (27), em alusão ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, 28 de abril. A ação teve como objetivo orientar a população quanto à necessidade de prevenção aos riscos no trabalho e divulgar o serviço de atendimento aos trabalhadores de Contagem com agravos, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Quem passou pelo local recebeu orientações de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
O Cerest promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção, assistência e vigilância. A psicóloga e diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest, Fátima Brant, se posicionou quanto ao assunto: “Queremos sensibilizar as pessoas com essa ação, para que elas conheçam o Cerest da Prefeitura e que as empresas promovam saúde e prevenção dentro de seus ambientes de trabalho, que é onde passamos grande parte do nosso dia. Por isso, o foco do Abril Verde é a conscientização, para que as pessoas tenham ambientes de trabalho seguros, saudáveis e que evitem o adoecimento e os acidentes. Trabalho é identidade”, afirma Fátima Brant.
"Com esta ação, nós estamos divulgando o Cerest e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), além de orientar as pessoas sobre a prevenção, a saúde do trabalhador em acidentes e dos riscos e também falando dessas vítimas que não podem ficar esquecidas. Recentemente, tivemos o caso da barragem de Brumadinho, com mais de 200 mortes", disse o técnico de Segurança do Trabalho do Cerest, Alexandro Anselmo. De acordo com ele, o Centro também promove palestras em empresas, hospitais, entre outros segmentos, para orientar quanto à prevenção, saúde e segurança.
A psicóloga do Cerest, Lorena Lopes, conta que presta atendimento a trabalhadores, autônomos, desempregados, pessoas com alguma dificuldade em relação ao trabalho e pessoas que sofreram algum trauma decorrente ao trabalho. "Atendo casos de pessoas com depressão, síndrome do pânico, que sofreu acidente do trabalho, como amputação, entre outros. Fazemos o trabalho de escutar o cliente e ajudá-lo a lidar com as questões do trabalho e dele mesmo. O trabalhador tem que estar satisfeito em seu local do trabalho. Se o psicológico não está bem, automaticamente afeta o físico, e os dois não estando bem, ele não rende no trabalho. Para a pessoa se sentir bem no trabalho, tem que se sentir bem em tudo", orienta Lorena Lopes.
O morador do bairro Industrial, Rômulo Machado, estava passeando e parou na tenda para saber mais sobre o assunto: "Acho muito interessante este tipo de ação que a Prefeitura faz, pois possibilita a muitas pessoas conhecerem órgãos que nem imaginássemos que existiam aqui. O Cerest, por exemplo, eu não sabia que a cidade tinha. Aprendi hoje com a panfletagem e com a orientação do pessoal do Centro".
Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.