A boa música não é só uma forma de entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar. A música pode trazer diversos benefícios para a saúde, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. A junção entre música e saúde já gera bons frutos em Contagem.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto de Vida, está levando música às Unidades Básicas de Saúde. A ação tem como objetivo propiciar aos usuários um momento de lazer por meio da música. O intuito é fazer duas apresentações mensais em Unidades de Saúde.
Na quarta-feira (24), a UBS Amazonas I, na regional Industrial, recebeu o projeto “Violões sem Fronteiras”. O projeto já agradou. José Guilherme, morador do Bairro Amazonas, enquanto aguardava uma consulta, batia os pés ao ritmo do forró e não escondia o sorriso. “Isso é maravilhoso, traz uma paz, não tem nem como explicar o que sinto ao ouvir essas músicas”, afirmou. Essa foi a segunda edição do projeto. A primeira apresentação ocorreu na Unidade Básica Amazonas, ao lado do CSU Amazonas.
O regente e coordenador do “Violões sem Fronteiras”, André Carvalho, revelou o sentimento ao levar o projeto para unidades de saúde. “Percebemos no semblante dos pacientes uma alegria. A música serve como se fosse um remédio. Acalma e propicia o bem-estar e eles nem veem o tempo passar”, destacou André Carvalho.
Violões sem Fronteiras
A Orquestra Violões Sem Fronteiras tem em seu eixo principal a prevenção ao uso de drogas, por meio do ensino da música a crianças e adolescentes, da prática musical em conjunto. Atualmente, a orquestra é composta por alunos de violão, percussão, flauta doce e violino.
Mais informações sobre o projeto pelo telefone: (31) 3361-7526.