Mais de 130 pessoas participaram de uma palestra da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no último sábado (30/3), na Funec Ressaca. Na ocasião, a assessora da Superintendência, Dalila Reis, ministrou a palestra, no evento "Sábado Delas" que fez parte de um dia letivo dos três turnos dos alunos do ensino médio, professores, funcionários e comunidade.
Para Dalila Reis, o momento foi sensacional. "Tracei a perspectiva de que uma mulher forte se constrói desde pequena. É muito difícil nos livrarmos de tantos paradigmas que a sociedade coloca para nós do que é ser mulher", alega. A funcionária pública palestrou com uma linguagem leve, divertida, baseada nas redes sociais que é um caminho para atingir a juventude que está bem conectada, usando posts do instagram, tags do Facebook, e as famosas hashtags (#).
"Foi um momento bem interessante que conseguimos usar outros canais de comunicação dentro de uma intervenção dessa forma de palestra, que é atingir diretamente e enviar nossa mensagem de mulheres fortes, empoderadas. Quanto mais independente for financeiramente, tendo mais autonomia financeira, as mulheres sofrem menos violência. E, assim, as mulheres têm mais escolhas a sua disposição, sendo essas escolhas também efetivas, que com o passar do tempo, já conseguem identificar como relacionamentos tóxicos e abusivos e se livrarem disso”, disse Dalila.
De acordo com a vice-diretora da Funec Ressaca, Sônia Marques, a palestra da assessora foi maravilhosa. "Todos que assistiram, cerca de 130 pessoas, entre alunos, professores e sociedade, adoraram. A palestrante ministrou de forma sutil e envolvente. Achei excelente, e esse também foi o feedback das outras pessoas", disse.
Geovanna Alves, aluna do 1º Ano, disse que a palestra foi muito boa e interessante para elas. “Quando ela pediu para todas as meninas ficarem de pé e se abraçarem, eu chorei muito, porque eu estava péssima naquele momento. A palestra foi ótima e ouvi coisas que eu, particularmente, estava precisando ouvir quando ela disse que não precisamos de ninguém para ser feliz e que nós somos donas de um castelo onde os príncipes são só visitas dele”.