A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), convida a população, autoridades do município e empresários a participarem de audiência pública no próximo dia 6 de fevereiro. A convocação tem como objetivo a atuação democrática no processo licitatório de concessão do sistema municipal de transporte coletivo.
Durante a audiência, o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, apresentará o Termo de Referência com informações e orientações relativas a nova contratação da prestação dos serviços. Os interessados poderão se manifestar por meio de sugestões, questionamento ou reclamações. Para isso, dependerão de prévia identificação na portaria do prédio da Prefeitura, com a apresentação de documento oficial com foto.
As inscrições para manifestação oral serão recebidas apenas durante a realização da Audiência Pública. Cada inscrito, obedecendo a ordem de inscrição, disporá de três minutos para se manifestar, podendo reformular ou complementar sua manifestação no tempo adicional de três minutos.
Procedimentos desta audiência poderão ser verificados no Diário Oficial de Contagem - Edição 4503, 18 de janeiro de 2019, páginas 13 e 14. .
As informações acerca do projeto básico e modelo de concessão estão disponíveis AQUI .
A audiência pública será realizada no dia 6 de fevereiro, quarta-feira, às 19h no hall principal da Prefeitura de Contagem, localizada na Praça Tancredo Neves, 200, bairro Camilo Alves.
Transporte Público
Por meio de concessão, a licitação é parte da implantação do Sistema de Transporte Integrado de Contagem (SIM). Um serviço tronco-alimentado que busca racionalizar o uso do sistema viário municipal. O Termo de Referência estabelece demais critérios para a prestação dos serviços, são eles:
SIM
O Sistema de Transporte Integrado de Contagem (SIM) tem como conceito básico o sistema Bus Rapid Transit (BRT), um modelo de transporte coletivo sustentado por sistema tronco-alimentado com integração física entre linhas e estações. O modelo é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público.
O SIM envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque.