Educação, saúde, meio ambiente, segurança, qualificação profissional e políticas públicas para a juventude estiveram entre as principais pautas discutidas nesta quinta-feira (24), na quinta reunião do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), realizada no auditório da Prefeitura de Contagem. O encontro, primeiro de 2019, contou com a participação de conselheiros da sociedade civil e do governo municipal.
Para Gilberto Caetano da Silva, presidente do CMJ, foi possível ter um balanço de 2018 e retomar as propostas para a construção do plano de ações para 2019. “Entre as prioridades tratadas estão o empoderamento dos movimentos, associações e organizações da sociedade civil e o fortalecimento das políticas públicas, baseados no Estatuto da Juventude. Lembrando que o trabalho do conselho é intersetorial pois envolve secretarias e demais órgãos públicos municipais”, informou Gilberto Caetano.
A professora Raphaela Maia, representante da sociedade civil que ocupa a cadeira do meio ambiente, pela Rede de Sustentabilidade no Conselho, disse que “as reuniões têm sido produtivas e espera boas conquistas para o plano de trabalho deste 2019, por meio de políticas públicas, projetos de lei e outras iniciativas que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude contagense”.
O Conselho
Criado em 2018 e regido pela Lei 4916 de 15 de dezembro de 2017, o Conselho Municipal da Juventude de Contagem, órgão colegiado, permanente, deliberativo, fiscalizador, consultivo e controlador da política de juventude, tem como finalidade de estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam a integração e a participação da juventude no processo social, econômico, político e cultural do município de Contagem.