Cerca de quatro mil castrações por ano, esses números impactantes são reflexos do trabalho a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ), de Contagem. Os números aliados na nova estrutura tornaram a UVZ Contagem referência para vários municípios. Em 2018, antes denominada Centro de Controle de Zoonoses, passou por uma revitalização completa que era uma demanda antiga dos servidores e dos usuários. Cerca de R$ 1,4 milhão foram investidos para a modernização da unidade.
A reforma possibilitou a implantação ou aprofundamento de pesquisas voltadas para a zoonose. Além de ser um espaço para investir em ações de vacinação permanente de cães e gatos, controle das populações, programas de posse responsável e adoção de animais. “Contagem entrega aos moradores e servidores a maior Unidade de Vigilância em Zoonoses do Estado”,destacou à época o secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva.
A unidade, antes denominada Centro de Controle de Zoonoses estava em condições precárias, a estrutura estava com diversos problemas, como goteiras, bloco cirúrgico deficiente. “Com os investimentos passamos a contar com equipamentos que nem o Centro de Zoonoses do Barreiro, sempre referência na região, tem a disposição”, destacou o médico veterinário da UVZ, Mário Henrique.
O UVZ Contagem, não é referência, apenas pela estrutura ou quantidade de castrações, mas pela eficiência. A assessora da UVZ, Geane Rodrigues, ressalta que o carinho e competência dos veterinários. “As castrações chegam a 98% de sucesso, há poucos casos que ocorre alguma complicação pós-cirúrgica”, ressaltou Geane.
Para agendar uma castração de cães e gatos basta acessar o site:
Unidade de Vigilância em Zoonoses
O antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi inaugurado em abril de 2008 respeitando as normas do Plano Arquitetônico do Manual da FUNASA-MS. Com a reforma a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) segue um novo conceito de equipamento de Saúde.
Além disso, por meio de convênios estabelecidos com as Universidades (PUC Betim e Newton de Paiva), a UVZ poderá ofertar estágios e disponibilizar espaço para que as universidades possam desenvolver trabalhos científicos. A Prefeitura de Contagem irá capacitar todos os servidores da Saúde envolvidos na Vigilância e Controle de Zoonoses e estágios supervisionados.
Confira as novidades da nova Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses: