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NOV
19
19 NOV 2018
Projeto de Extensão “Gestão em Serviços de Saúde” encerra primeira fase com anúncio de ampliação em 2019
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Três alunos do curso de enfermagem da Nova Faculdade, em Contagem, participaram da primeira etapa do Projeto de Extensão Gestão em Serviços de Saúde, realizado em parceria com a Prefeitura, e apresentaram, na última quarta-feira (14), um seminário com os resultados que encerram essa primeira fase. A segunda etapa já foi anunciada pelo idealizador do projeto, Alexandre Viana de Andrade, que é professor dos cursos de Gestão e Saúde Pública na Nova Faculdade e assessor na Secretaria Municipal de Saúde.

A seara de exploração da primeira etapa do curso foi dividida em 80 horas e abordou as cinco Superintendências de Saúde do Município. Os alunos Odilon Gabriel Alves de Almeida e Larissa David, do 5º módulo, além de Amanda Caroline Vieira Magalhães, do 8º, formaram o trio que investigou durante três meses instrumentos de gestão, gargalos, indicadores, componentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte sanitário, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s), Atenção Domiciliar, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde do Trabalhador, Atenção Básica à Saúde, dentre várias outras áreas de Gestão da Saúde em Contagem.

De acordo com Alexandre Viana, foi a Atenção Básica que ganhou destaque, pois foi diagnosticada grande necessidade de análise do processo de esterilização da rede de Saúde. As fragilidades e problemas foram identificados pelos alunos em parceria com técnicos da Secretaria de Saúde, e a partir disso foi possível atualizar dados e informações e elaborar um manual com diretrizes de esterilização para todo o Município, o que inclui as mais de 100 equipes de Saúde da Família, cinco UPAs, o Hospital e a Maternidade, por exemplo.

No próximo semestre, a Nova Faculdade, a pedido da Secretaria de Saúde, vai selecionar novos alunos para a segunda etapa, a fase de implementação. Os alunos participantes, além da aquisição de conhecimento e da possibilidade de aplicar teoria à prática, já saem da graduação com um manual como portfólio, o que não é pouca coisa, disse o coordenador do projeto.

Participaram do seminário Hudson Douglas, diretor do Samu Contagem; Karina Vieira Alves, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); Ivana Santana Andrade, referência técnica da Atenção Básica; Alexandro Anselmo, assessor e técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Contagem (Cerest), além de diretores do corpo acadêmico, professores e alunos da Nova Faculdade.

Experiência

Um dos alunos responsáveis pelos resultados da primeira etapa do projeto de extensão, que ajuda a melhorar a gestão da Saúde em Contagem, foi Odilon de Almeida, de 21 anos. Ele conta que não tinha ideia da complexidade do projeto. “Eu entrei achando que ia saber um pouco mais sobre as áreas de gestão da saúde e saí com outra noção, muito mais complexa. No sistema de saúde tudo precisa de uma interação, os setores jamais agem individualmente, se um para atinge os demais. Por isso a complexidade da gestão. A ideia que eu tinha de órgão público mudou bastante. Tem muita gente séria dedicando a vida para oferecer o melhor para a população, relatou o aluno do 5º módulo, que está direcionado a seguir a carreira nesta área.

A companheira de sala de Odilon, Larissa David, 21, também se sentiu surpresa com a complexidade do curso de extensão. “Eu não tinha nenhuma experiência nesta área e queria aprimorar meu conhecimento em gestão, saber como funciona na prática a interligação dos componentes da gestão da saúde. Agora quero aprender ainda mais sobre isso e aprimorar minha qualificação. Eu confesso que ainda tenho uma preferência pela área assistencial, mas levo do curso a possibilidade de em algum momento atuar na área de gestão. O balanço é muito positivo”, avalia.

A terceira integrante do trio, Amanda Caroline, de 24 anos, já tinha vivência em hospital por meio de estágio. Para ela foi muito importante conhecer como funciona a coordenação na gestão pública. “Eu já tinha ideia da lógica do sistema, mas agora deu pra sentir o gostinho de desenvolver um planejamento e a vontade de tirá-lo do papel me fez decidir que é isso que quero fazer na minha vida. Formo ano que vem e estou decidida a seguir o caminho da Gestão”, afirma a aluna.

Gestão

Ivana Santana Andrade, referência técnica da Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde, explica que, com o curso de extensão, a gestão municipal ganhou um reforço para desenvolver a padronização dos setores de esterilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Algumas já fazem a esterilização e pudemos identificar o que ainda precisa para garantir maior efetividade no trabalho, disse a técnica. Ela ressalta que sem a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Superintendência de Gestão das Pessoas (Sugesp), Karina Vieira Alves, o projeto não teria acontecido.

A organização da parceria com as universidades e o acompanhamento do cenário para a prática dos alunos é algo muito gratificante, porque apresenta resultados práticos para a gestão da saúde no Município. Projetos como esse, em que os alunos estudam, pesquisam e aprofundam no trabalho que está sendo feito pelo Município, levantam debates importantíssimos dentro dos diversos setores da saúde pública. Aqui, hoje, temos uma amostra de três alunos que participaram de um projeto especial, focado na Atenção Básica. Mas imagine o universo de reflexões que vem sendo construído pelos nossos técnicos junto a mais de 400 estagiários dos cursos de enfermagem, medicina, fisioterapia, entre outros ofertados por 14 universidades parceiras, que estão inseridos no quadro da Secretaria de Saúde”, rebateu Karina.

A avaliação final dessa primeira etapa de sucesso do Projeto de Extensão “Gestão em Serviços de Saúde” ficou por conta da coordenadora do curso de enfermagem, Ana Maria Silva Costa de Oliveira. “Eu abracei essa causa desde a primeira vez que ouvi a ideia. Apesar de uma dificuldade inicial de remanejamento de horas na grade curricular e da limitação da participação imposta pelo horário do curso à maioria dos alunos que trabalham, conseguimos encarar o desafio e queremos, de um lado, gerar cada vez mais acesso a essa experiência, e de outro cada vez mais ganhos para a rede de Saúde”, finalizou.

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