Nesta segunda-feira (30/6), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o lançamento do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa) para as escolas da rede municipal de educação. O evento, ocorrido no Shopping do Avião, reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria na qualidade do ensino e o desenvolvimento de crianças e estudantes.
O Pipa busca enfrentar de forma estruturada os principais desafios da educação básica, especialmente em relação à evasão escolar, à defasagem de aprendizagem e às desigualdades educacionais. Com foco em permanência, qualidade e equidade, o Pipa apresenta um conjunto de ações integradas que visam promover o sucesso escolar de todas as crianças e estudantes da rede pública.
“Este ano, nosso desafio é melhorar e avançar a gestão dos programas, garantindo que os investimentos possam, de fato, transformar a vida das pessoas. Na educação, promovemos o recrutamento amplo na gestão, garantindo qualidade técnica com pessoas qualificadas. Fizemos concursos públicos, processos seletivos e vamos melhorar as monitorias. Tudo isso para que programas como o Pipa possam de fato promover a aprendizagem e que nossos estudantes saiam da escola sabendo ler, escrever e compreender”, reforçou a prefeita Marília Campos sobre o foco da administração na qualidade do ensino.
Marília também ressaltou a importância da participação dos educadores para o sucesso do Pipa. “O foco da educação tem que ser a aprendizagem, ensinar a ler e escrever. Por isso, o programa tem que ser assumido por todos, por nossa gestão e pelas escolas. Todos acreditamos na escola pública inclusiva, democrática e participativa, sendo essencial o envolvimento dos educadores”.
O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, destacou o trabalho intersetorial para o desenvolvimento do Pipa. "Este projeto é fruto de uma grande articulação, um esforço importante de toda a equipe da Prefeitura. Os desafios da aprendizagem e alfabetização na idade certa são uma realidade em todo o país. Em Contagem, temos uma rede composta por profissionais muito qualificados para enfrentarmos juntos os obstáculos".
Durante o lançamento, ocorreram apresentações de capoeira, dos estudantes do Educarte Estação do Saber, e dos estudantes da E.M. Carlos Drummond de Andrade, integrantes da Orquestra Jovem das Gerais.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; o vereador Pastor Itamar, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal; dirigentes, educadores e equipe de governo.
Lançamento do PIPA reuniu educadores e gestores no Shopping do Avião nesta segunda-feira (30/6)
Fotos: Adelcio Ramos / PMC
Pipa
O Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa) tem o objetivo de garantir que cada criança e estudante tenha a aprendizagem na idade certa, tenha condições reais de permanecer na escola, aprender com qualidade e desenvolver-se de maneira integral e inclusiva.
Para tanto, o programa apresenta um conjunto de ações integradas que visa promover o sucesso escolar de todas as crianças e estudantes da rede pública, com foco na permanência, qualidade e equidade, combatendo as desigualdades educacionais e promovendo a justiça e inclusão.
O foco na permanência terá como estratégia a busca ativa, a frequência escolar e o protagonismo infantil e juvenil. Na qualidade, serão realizados investimentos na implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, no apoio à prática pedagógica, no acesso a materiais complementares, na formação continuada de profissionais, no reforço escolar e no acompanhamento dos resultados educacionais, por meio de indicadores e avaliações externas.
A equidade busca o fortalecimento e qualificação da oferta de modalidades de ensino e temáticas especiais, como a educação escolar quilombola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação especial inclusiva e relações étnico-raciais e de gênero.
O protagonismo docente reconhece a centralidade do professor na melhoria da aprendizagem, enquanto o protagonismo estudantil estimula a criação dos grêmios estudantis e a eleição de representantes de turma.
Uma inovação do programa é o felicitrômetro, um índice que mede a percepção de felicidade na escola. A partir do levantamento do que já existe e do que falta para tornar a escola um lugar mais feliz para estudantes e educadores, a proposta é criar um ambiente mais acolhedor, o que impacta positivamente a aprendizagem.
Também está planejada a orientação às famílias, que têm papel essencial no processo educativo, com a circulação de orientações claras e acessíveis sobre como as famílias podem contribuir efetivamente para a aprendizagem dos filhos.
O Pipa é, portanto, uma política pública inovadora e sensível às múltiplas dimensões da educação, apostando na permanência com sentido, na aprendizagem com qualidade e no cuidado com cada sujeito da comunidade escolar. É um chamado à ação coletiva pela educação que queremos e merecemos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.