Gestores da Prefeitura de Contagem estiveram, em Brasília, nesta terça-feira (16/4), em busca de soluções para diversas áreas da cidade, entre elas a mobilidade. A expansão da Linha 1 do Metrô, até o viaduto Beatriz, foi um dos temas centrais da reunião, realizada no Palácio do Planalto, que contou com a presença do secretário especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz; o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou a importância do encontro e da articulação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal. Segundo ela, este é um marco dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), plano que visa reorganizar e conectar o transporte público de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“A proposta faz parte do nosso projeto maior para a cidade: o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que visa organizar e conectar o transporte de Contagem e da região metropolitana, promovendo mais eficiência, conforto e segurança para quem depende do transporte coletivo. A nova estação, se aprovada, deverá ser um eixo central desse sistema, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias”, afirmou a prefeita.
O presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, falou sobre a importância desse diálogo com os entes federais e estaduais na busca por soluções. “A Transcon está comprometida em viabilizar projetos que aproximem Contagem de um sistema de mobilidade mais moderno, seguro e eficiente. Estar aqui em Brasília é uma forma de reforçar nossa articulação técnica e política para tirar do papel esse projeto que a população tanto espera”, afirmou.
A extensão do metrô até o Viaduto Beatriz é considerada uma demanda histórica da população e uma prioridade da atual gestão. A nova estação deverá ser um eixo estruturante do SIM, com potencial para reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a integração entre os bairros e impulsionar o desenvolvimento da região.
A reunião contou com a presença de importantes representantes dos governos federal e estadual, entre eles, o secretário especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Manoel Renato Machado; e o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno. Também participaram, o vice-presidente da Transcon, Afonso Souza, e o consultor da autarquia, Herminton Quirino.