A Prefeitura de Contagem promoveu a segunda plenária do Fórum do Sistema Socioeducativo em Meio Aberto de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), reunindo especialistas, autoridades, sociedade civil, Conselho Tutelar e membros do sistema de garantia de direitos. O evento também contou com a presença de técnicos, profissionais da saúde, educação, cultura, esporte e do Conselho Municipal da Assistência Social.
Durante o evento, as comissões do fórum, que se reúnem mensalmente para discutir desafios e propor melhorias na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, apresentaram suas atividades e propostas. As discussões abrangeram temas como saúde mental, protocolos de encaminhamento e a implementação de medidas para adolescentes pelo Ministério Público em casos de violência institucional policial.
A plenária incluiu uma palestra com o tema "Adolescência, uso e abuso de álcool e outras drogas, a lógica dos territórios, o envolvimento com a criminalidade, o cumprimento de medida socioeducativa e o acesso à rede socioassistencial", ministrada por Alessandro Pereira dos Santos, doutor e mestre em psicologia pela PUC Minas; especialista em segurança pública e sistema de justiça criminal, professor da pós-graduação “Práticas Socioeducativas”, psicanalista e psicólogo clínico.
Na sequência, a equipe da Secretaria de Saúde, fez uma apresentação sobre o “Fluxo de Atendimento da Saúde Mental” na cidade, detalhando o Projeto "Meu Rolê", voltado para o atendimento e encaminhamento de adolescentes, em medidas socioeducativas, pelos serviços de saúde mental do município.
Sistema Socioeducativo
Desde a implementação do Fórum do Sistema Socioeducativo em Meio Aberto de Liberdade Assistida (LA), as comissões têm trabalhado de modo eficiente na elaboração de propostas e documentos relevantes para a efetivação das medidas socioeducativas em Contagem. As plenárias são realizadas trimestralmente e têm como objetivo proporcionar um espaço de formação contínua e apresentação das proposições desenvolvidas pelas comissões ao longo de suas reuniões mensais.
Este esforço contínuo visa fortalecer a rede socioassistencial e garantir que os adolescentes em medidas socioeducativas recebam o apoio necessário para sua reintegração social e desenvolvimento pessoal.
Com iniciativas como estas, a Prefeitura de Contagem reafirma seu compromisso com a promoção de um sistema socioeducativo mais eficaz e humanizado, proporcionando aos jovens em conflito com a lei a oportunidade de reconstruírem suas vidas e contribuírem positivamente para a sociedade.