30 ABR 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Pan-Americano: atletas da Ginástica de Trampolim de Contagem são convocados para a Seleção Brasileira
Torneio será disputado em Lima, no Peru, entre 17 e 19 de maio

A Ginástica de Trampolim de Contagem, um projeto oferecido pela Prefeitura em parceria a Associação da Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), celebrou mais uma importante notícia: 11 atletas foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano da modalidade, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio em Lima, no Peru. Com uma delegação brasileira composta por 16 atletas, a presença significativa de participantes de Contagem evidencia a qualidade do trabalho realizado no município, que tem formado atletas de destaque internacional.

Na categoria júnior, foram convocadas as atletas Gabriela Rodrigues, Eduarda Vicente, Sara Ferreira e Julia Emanuelly Silva no feminino, enquanto Isaac Braga foi selecionado no masculino. Já na categoria sênior, foram selecionadas as atletas Maria Luiza Marcante, Luara Rezende, Clara Vasconcelos e Julia Eduarda Rocha, além de Wallace Celestino e Vinicius Celestino. Para a competição, todos disputarão nas provas individuais e sincronizadas.

Nos preparamos muito para este evento e estamos preparados
para enfrentar os desafios que virão pela frente.
Acreditamos que os atletas representarão nossa cidade e nosso país
buscando alcançar os melhores resultados possíveis

Cristina Trópia, coordenadora da Ginástica de Trampolim de Contagem e também convocada para a Seleção Brasileira

Campeã Pan-Americana na categoria individual em 2022, Gabriela Rodrigues demonstrou confiança e determinação para mais um desafio. “Eu estou muito feliz e confiante, pois uma convocação sempre é importante para todos nós que somos atletas. Vamos em busca sempre do ouro e treinamos muito para isso. Vamos trazer várias medalhas”, falou.

Além dos 11 atletas convocados, representando mais da metade da equipe, a comissão técnica também terá a presença de Contagem. Os treinadores Rodrigo Bachur, André Silva e Cristina Trópia, juntamente com o fisioterapeuta Gustavo Mendonça, levarão sua experiência e conhecimento para apoiar os ginastas durante a competição.

A coordenadora do projeto, Cristina Trópia, demonstrou confiança e entusiasmo com a participação dos ginastas de Contagem no próximo Campeonato Pan-Americano. “Nos preparamos muito para este evento e estamos preparados para enfrentar os desafios que virão pela frente. Acreditamos que os atletas representarão nossa cidade e nosso país buscando alcançar os melhores resultados possíveis. O Trampolim está crescendo no Brasil, e termos uma grande representatividade na seleção, o que nos deixa muito orgulhosos”, disse.

Na última edição do Campeonato Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, realizado em maio de 2023, em Monterrey, no México, atletas do projeto brilharam. Eduarda Vicente e Maria Luiza Marcante conquistaram a medalha de ouro na prova de duplas sincronizadas, enquanto Gabriela Rodrigues e Clara Vasconcelos garantiram a prata na mesma categoria. Além disso, Gabriela subiu ao pódio novamente na competição individual, conquistando o segundo lugar, enquanto Ana Luiza Soares conquistou o terceiro lugar na disputa por equipes na categoria sênior.

Conquistas recentes

O projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem tem alcançado saltos cada vez mais altos no cenário esportivo nacional e internacional. Apenas no ano de 2023, a equipe acumulou um total de 95 medalhas conquistadas nas principais competições da modalidade. Destas, mais da metade foram de ouro, totalizando 49, além de 30 pratas e 16 bronzes. Destacam-se a atuação no Campeonato MIneiro, disputado em Ouro Branco, com 31 medalhas, e o desempenho no Mundial, realizado na Inglaterra, onde os atletas de Contagem alcançaram três finais, reafirmando sua posição entre os melhores do mundo.

Confira, abaixo, os representantes de Contagem no Campeonato Pan-Americano de 2024:

Categoria Júnior

Eduarda Vicente

Gabriela Rodrigues

Julia Emanuelly Silva

Sara Luiza Ferreira

Isaac Braga

Categoria Sênior

Julia Eduarda Rocha

Luara Rezende

Maria Luiza Marcante

Clara Vasconcelos