29 FEV 2024
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
SERVIÇO
Em novo local, UBS Vila Soledade oferece diversas especialidades e amplo acolhimento à população
Foto: Luci Sallum/PMC

Há quase um mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Soledade, na região de Vargem das Flores, está funcionando em novo endereço, em um espaço mais amplo e que foi totalmente revitalizado. Além de boa estrutura, a unidade conta com equipes multidisciplinares completas e tem oferecido um amplo serviço de cuidado com a saúde para mais de 4.000 pessoas.

A UBS Vila Soledade funciona na rua VL-6, nº 283, bairro Nova Contagem, e conta com três Equipes de Saúde da Família, com um médico clínico geral em cada, além de atendimento especializado em ginecologia, nutrição, psiquiatria, psicologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educador físico. Há também a oferta de exames de retinografia para pacientes com diabetes, e serviços de curativos especiais. A unidade tem abrangência de 4.137 usuários e atende em média 2.400 pessoas por mês.

Em visita à unidade na tarde desta quarta-feira (28/02), a prefeita Marília Campos conheceu cada um dos novos espaços e conversou com os profissionais e com os pacientes que estavam em dia de consulta. Ela destacou os vários investimentos que o governo municipal tem feito para revolucionar a saúde pública da cidade.

“Aqui em Nova Contagem, temos avançado em melhorias na saúde, com as reformas das UBSs, a revitalização e ampliação da UPA Vargem das Flores, e trouxemos mais uma Farmácia Distrital para o território. Nesta reconstrução da saúde, não fazemos só as melhorias da estrutura, mas também ampliamos as equipes para melhorar a oferta de serviços para nossa população”, pontuou.

Gerente da UBS Vila Soledade, Josi Lopes, enalteceu o investimento feito pela Prefeitura na saúde do município. “Estamos gostando muito do novo espaço, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde agora têm condições muito melhores de atendimento e de trabalho. Estamos com as equipes completas, com diversos atendimentos especializados, e contamos também com a equipe sentinela, que atende os casos de dengue, zika e chikungunya”, explicou.

Pela primeira vez na nova unidade, Vanessa Lopes, que é gestante, elogiou o acompanhamento humanizado que recebe durante sua gravidez. “Faço o meu pré-natal aqui e gosto muito. Sou muito bem atendida e agora nesta unidade novinha melhorou ainda mais, está mais confortável e rápido. Foi minha primeira consulta aqui e estou encantada com o espaço”, contou.

Atendimento mais moderno

O tratamento avançado de doenças como diabetes está disponível na rede pública de Contagem, incluindo a UBS Vila Soledade. Pessoas que foram diagnosticadas e fazem o acompanhamento estão sendo convocadas para realizar o exame de retinografia, que é capaz de apontar complicações que a doença provoca na visão, dentro do Programa de Atenção Integrada ao Paciente Diabético. Na sequência, é feita a avaliação com a equipe médica da unidade e o encaminhamento para o oftalmologista para dar continuidade ao atendimento de forma mais eficiente.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo