06 FEV 2024
CULTURA
CEU das Artes - Nova Contagem: discussão do plano de atividades é pauta de oficina

Na quinta-feira (8/2), a partir das 18h, a Prefeitura de Contagem realizará mais uma Oficina de Mobilização Social CEU das Artes - Nova Contagem. Aberto ao público, o encontro, que tem o objetivo de debater as diretrizes da gestão compartilhada do equipamento entre comunidade e poder público, acontecerá na Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, rua VC-4, 777, em Nova Contagem.

A oficina terá como eixo a formulação do plano de atividades do equipamento, que será o documento norteador das futuras atividades que acontecerão no espaço. Para tanto, diversos setores da gestão do executivo municipal estarão presentes, no intuito de apresentar as ações já planejadas para o equipamento e também ouvir os anseios e desejos da comunidade em relação ao local.

As práticas fazem parte do processo de mobilização social que visa planejar a gestão do Ceu das Artes - Nova Contagem como um local público, além de debater a construção de agendas coletivas para o espaço. Como resultado do processo, a iniciativa busca o fortalecimento da comunidade, promoção da articulação com entidades, instituições e o poder público local para o desenvolvimento de múltiplas atividades, tornando o local uma referência na região, potencializando seu uso e sua sustentabilidade.

Programa CEU das Artes

O CEU das Artes é um local público que promove a cultura e o lazer na comunidade que reside ou transita no entorno. O programa é idealizado pelo governo federal, sob coordenação do Ministério da Cultura. A implantação do programa é realizada com recursos da União, que são repassados aos municípios por meio da Caixa Econômica Federal. Neste contexto, os próprios municípios são responsáveis pela execução das obras, pela mobilização social da comunidade e pela posterior gestão, manutenção, programação e sustentabilidade do equipamento público.

Em Contagem, existem duas unidades do programa: o CEU das Artes – Ressaca, localizado na Rua Magnólia, nº 100, bairro Arvoredo, inaugurado em setembro com a presença da Ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes; e o CEU das Artes – Nova Contagem,  que a Prefeitura de Contagem assinou a ordem de serviços para as obras no última dia  6/12.
Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti