A faixa elevada para pedestres, mais conhecida como travessia elevada, é um dispositivo instalado para melhorar a acessibilidade e segurança em áreas movimentadas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a instalação deste tipo de dispositivo pode gerar uma diminuição de até 40% nos acidentes envolvendo pedestres.
Somente no ano passado, a Transcon implantou 16 travessias elevadas no município, aumentando a segurança de quem caminha pela cidade e deseja atravessar a rua. Neste mês de janeiro, a Transcon está realizando a campanha educativa “No trânsito, um segundo pode custar uma vida inteira”, que busca conscientizar, motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a importância do respeito ao pedestre.
De acordo com a Opas, a velocidade é um fator que afeta diretamente o risco de acontecer acidentes e o grau de severidade dele. Quanto maior a velocidade, menor o tempo que o motorista tem para frear e evitar um acidente. Para se ter uma ideia, um carro em uma velocidade de 40km/h, após acionar o freio, ainda vai percorrer 27 metros até parar.
Um estudo acadêmico realizado na rua Japurá, no bairro Amazonas, em Contagem, mostra que a velocidade média da via era de 34 km/h. Após a instalação da travessia elevada, a velocidade média caiu para 19,29 km/h próximo ao dispositivo. Uma redução de 43% na velocidade da via que contribui para a segurança de pedestres.
O trânsito seguro passa por todos nós. Respeite as sinalizações e a faixa de pedestre.