A Prefeitura de Contagem, por meio da subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda, atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou nesta terça-feira (8/6) reunião com a professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária Colmeia, Sibelle Diniz. O encontro, realizado de forma remota, teve como objetivo estabelecer a parceria entre a Prefeitura e o grupo.
Na abertura da reunião, a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, destacou a importância da parceria entre o poder público e as universidades e falou sobre o andamento do cadastro dos empreendimentos de economia solidária do município. “A formação se faz necessária para que os empreendimentos possam melhorar produtos e os processos de comercialização”, afirmou a secretária.
A professora Sibelle Diniz discorreu sobre as atividades do grupo junto aos empreendimentos da economia popular solidária. Segundo ela, as ações do grupo têm como eixo orientador as demandas oriundas dos próprios empreendedores. Nesse sentido, ganham destaque as ações voltadas para os processos de comercialização. O grupo realiza também formações e apoio direto ao comércio virtual, ações necessárias neste período de pandemia. “Produzimos material didático como vídeos e postagens ilustradas. O material está em uma publicação disponível no blog do grupo”, explicou.
O subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, falou sobre o Centro Público de Economia Solidária de Contagem, que é considerando um dos maiores equipamentos públicos voltados às políticas públicas de economia solidária da América Latina e que foi projetado para ser um espaço de comercialização de produtos.
Ele destacou também o planejamento da área, que aponta para a necessidade de requalificar o Centro Público como espaço de formação, incubação de empreendimentos e também de comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura urbana e familiar. “Essa parceria com o grupo Colmeia será muito importante para a qualificação da comercialização, especialmente o comércio virtual e a requalificação dos pontos fixos como espaços de comércio, intercâmbio cultural e formação”, reforçou.
Participaram também da reunião o assessor Fagner Sena; a diretora de Economia Solidária, Mara Ketlen; e o professor José Doniseti.