Para construção do Boulevard Portugal, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) interditou trecho da rua Grécia, entre a rua Portugal e a avenida José Faria da Rocha. A previsão inicial é a de que o trânsito no local seja liberado em 90 dias, mas poderá haver prorrogação de acordo com o andamento das obras.
Os desvios são pela rua Portugal. A orientação da Transcon é para que os motoristas acessem rotas alternativas sobretudo nos horários de pico. O trecho foi sinalizado com faixas e placas. Agentes de trânsito fazem rondas para orientar e fiscalizar o tráfego.
Com investimento de R$ 5,1 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, ou Corporação Andina de Fomento (CAF), o Boulevard Portugal foi iniciado na rua homônima em julho pela Transcon e fazem parte das intervenções para implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai conectar as regiões da cidade com obras de infraestrutura viária e transporte coletivo reestruturado.
O Boulervard Portugal engloba novas travessias de pedestres, quiosque, espaço multiuso, mesas de jogos, playground, equipamentos de ginástica, paisagismo moderno e implantação de ciclovia com cerca de dois quilômetros de extensão. Será feito o plantio de árvores ao longo da ruas Portugal e Bélgica. A previsão é a de que as obras sejam conluídas em dez meses.
O presidente da Transcon, Leonardo Reis, destaca que o principal é beneficiar os pedestres. “O conceito básico do Boulevard Portugal é a priorização dos pedestres, sejam usuários do transporte coletivo e serviços da região do Eldorado ou clientes do polo comercial da avenida João César de Oliveira. É um espaço com projeto arquitetônico urbanístico de praça linear, que vai trazer mais segurança para a mobilidade de pedestres e os transportes não motorizados”, afirma.