O subsecretário estadual de Direitos Humanos, Thiago Horta, recebeu na tarde de sexta-feira (29/3), na Cidade Administrativa, os representantes do Fórum Metropolitano de Juventude, para dialogar sobre as pautas, ouvir as avaliações e iniciar o planejamento para implementação das políticas públicas da pasta.
O encontro foi o primeiro, de uma série prevista para este ano, e serviu para uma análise conjunta das deficiências, ajustes e proposições a serem discutidas entre governo, conselhos e demais órgãos representativos da juventude em Minas Gerais. O representante de Contagem, Gilberto Caetano, falou sobre a importância de iniciar os debates junto ao governo do estado neste início de ano, tendo em vista as mudanças no cenário político e, principalmente, financeiro que acontecem no país. “Este é um primeiro passo que damos logo no início desta gestão. É muito importante estabelecermos este diálogo junto ao estado para levarmos as propostas e conhecermos o cenário atual. Sabemos da crise que o país atravessa, mas também precisamos colocar nossas reivindicações para que o governo entenda a necessidade de implementação das políticas públicas da juventude”, afirmou Caetano, que atualmente ocupa a secretaria-geral do Fórum Metropolitano.
Durante a reunião, o subsecretário enfatizou a necessidade dos debates e de um planejamento conjunto das ações que devem ser priorizadas neste início. “Hoje temos a satisfação de abrir as portas do governo para debater as necessidades e planejarmos o que é necessário fazer. Temos consciência de que a continuidade deste trabalho se dará naturalmente, pois a proposta é que ações efetivas aconteçam ao longo deste e dos próximos anos. O objetivo é fortalecermos os conselhos municipais e dar respaldo aos órgãos representativos em todo o estado”, concluiu Horta.
Entre as pautas discutidas, destaque para as propostas de criação e ampliação dos conselhos municipais de juventude, o ID Jovem, fortalecimento dos grêmios estudantis e a realização do congresso mineiro de juventude, ainda em 2019.
Participaram do encontro na cidade administrativa, o subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Thiago Horta, os representantes do Fórum Metropolitano de Juventude, Kennedy Alessandro (Betim), Andrés Vercesi (Vespasiano) e Gilberto Caetano (Contagem), e os servidores Tomáz Moreira e Letícia Palma, representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos.