A mesa diretora do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COMDLGBT), para o biênio 2019-2020, foi eleita na 1ª plenária de 2019, realizada na segunda-feira (25), no auditório da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. O conselho é composto por 18 membros, e seus respectivos suplentes, entre representantes da sociedade civil e do poder público.
Marco Diniz, superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual de Contagem, disse que o conselho, como órgão deliberativo e legítimo, poderá adotar uma postura mais integrativa junto à população LGBT de Contagem, com decisões efetivas e pautas a serem retomadas. "O governo Alex de Freitas é um governo sempre pautado no diálogo. O prefeito e o secretário Marcelo Lino (de Direitos Humanos e Cidadania) se alegram com a posse desse conselho, que é de muita importância para o município. Espero que todas as necessidades da população LGBT possam ser atendidas e que as políticas públicas efetivas possam ser aplicadas a essa população", afirmou.
Foi eleito presidente Hygor Augusto Ubirajara, representando os pesquisadores da Temática da Diversidade Sexual. Gilberto Caetano, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, foi empossado como vice-presidente. Matheus Felix, do Coletivo Não Me Kahlo, foi eleito 1º secretário.
"Iniciei a caminhada na Gestão da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Contagem com total apoio da diretoria e assim comecei a participar dos movimentos de Contagem. Entrei para o Conselho como pesquisador da sociedade civil e agora fui nomeado presidente. Um dos primeiros passos é intermediar a conversa entre os movimentos, lutar pelos direitos LGBT, com cartilhas, cartazes, apoio efetivo em casos concretos, cursos, palestras e parcerias com instituições como OAB e UFMG. Essas são as bandeiras iniciais que pretendemos trabalhar, mas sempre aberto a novas ideias", disse o novo presidente do conselho, Hygor Augusto.