Nesta quinta-feira (13/11), os alunos da Funec Inconfidentes puderam aprender um pouco sobre a importância e os desafios da gestão pública municipal. Eles participaram do "Jogo do Tributo", ação do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) que busca apresentar os desafios enfrentados pelos agentes públicos para administrar as grandes cidades, tudo isso de forma lúdica, por meio de simulações. A ação ocorreu no auditório da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.
O "Jogo do Tributo" é uma simulação interativa em que os estudantes recriam a rotina fiscal de um município fictício. De forma lúdica, os participantes desempenham papéis políticos, arrecadam impostos, debatem prioridades orçamentárias e aprendem como funcionam questões como transparência, cidadania e controle social na gestão pública municipal. O projeto é uma iniciativa da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), e foi finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025.
“Foi muito bacana ver os alunos vivenciando na prática o papel de administrar uma cidade, compreendendo a importância da transparência e da boa aplicação do dinheiro público. Educação e cidadania caminham juntas, e é com conhecimento que formamos uma nova geração comprometida com o futuro da nossa cidade”, destacou o vice-prefeito, Ricardo Faria.
Segundo o coordenador pedagógico da Escola de Contas do TCE-MG, Paulo Araújo, “o projeto tem a finalidade de educar para a cidadania, compreendendo a lógica de gestão dos tributos municipais de toda a lógica de arrecadação, além de entender um pouco mais sobre a boa gestão que possa destinar os recursos para toda a população e os serviços necessários para a cidadania de uma forma mais assertiva”.









