Contagem celebrou, no sábado (17/5), o primeiro aniversário da Casa dos Direitos Humanos e do Núcleo de Referência LGBT+, equipamentos públicos localizados no bairro Eldorado. Vinculados ao Programa Mais Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Instituto Promover – IPHAC, os dois espaços vêm se consolidando como referências na promoção da igualdade, inclusão e defesa da cidadania no município.
O evento ocorreu na rua São Vicente, nº 1189, Cidade Industrial (próximo ao Centro Logístico CNH) e ofereceu orientações sobre os espaços, além de ofertar serviços do Procon Contagem e do Sine ( cadastro e vagas de emprego). Os pequenos não ficaram de fora da festa e se divertiram com as oficinas do Programa “Brincar é Direito”, que recebeu aproximadamente 60 crianças. Já os jovens desfrutaram da Oficina de Dança da Estação Juventude.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, destacou a importância dos espaços irem até o público do município. “A "Rua dos Direitos" é uma celebração deste um ano da Casa de Direitos Humanos. Uma conquista importante para a cidade de Contagem e nada mais é mais significativo do que irmos para a rua, onde as pessoas estão, as pessoas que demandam a política de fortalecimento dos direitos humanos aqui na cidade. Portanto, celebrar com elas e estar na rua é uma oportunidade singular de nos fortalecermos junto ao público com o qual nós trabalhamos”, frisou.
Por sua vez, a diretora de Defesa dos Direitos Humanos, Isabella Lima, fez questão de ressaltar seu primeiro ano à frente do projeto e completou: “O primeiro ano da Casa dos Direitos Humanos e do Núcleo de Referência LGBT+ foi marcado pelo compromisso com a promoção, proteção, defesa e disseminação de informações sobre Direitos Humanos”.
Balanço de um ano de atuação
Ao longo de seus primeiros 12 meses, a Casa dos Direitos Humanos realizou mais de 1.300 atendimentos, com destaque para a mediação cultural com imigrantes — especialmente por meio da tradução de materiais informativos — e para a realização de debates sobre temas fundamentais para a garantia de direitos.
Já o Núcleo de Referência LGBT+ contabiliza mais de 500 atendimentos psicossociais, além de ter promovido mais de 15 atividades voltadas à qualificação profissional, formação de redes de apoio e articulação com a sociedade civil. Entre as ações desenvolvidas, estão quatro cursos profissionalizantes que beneficiaram mais de 120 pessoas e três edições do Mercado LGBT+, voltado à valorização e inclusão econômica da população LGBTQIA+.
Ambos os espaços oferecem atendimento gratuito à população de Contagem, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na av. José Faria da Rocha, 1016, térreo, Eldorado. Mais informações podem ser feitas pelo telefone (31) 3615-0550 ou pelo e-mail maisdireitoshumanos@contagem.mg.gov.br.
Além do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, estiveram presentes no primeiro aniversário da Casa dos Direitos Humanos e do Núcleo de Referência LGBT+, a subsecretária, Lorena Lemos e a secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva.