Em reunião, que ocorreu na tarde dessa quinta-feira (4/8), com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Pedro Bruno de Souza, e representantes da empresa vencedora da licitação para construção do Rodoanel Metropolitano, a italiana INC SPA, a Prefeitura de Contagem manteve o posicionamento de questionar o traçado apresentado. Na opinião da prefeita Marília Campos, a proposta não atende a principal reivindicação do município: a preservação da Bacia de Vargem das Flores.
A proposta apresentada pelo Estado vai diminuir o número de desapropriações na região do bairro Nascentes Imperiais, de 398 domicílios para 201, preservando a Vila Nascente Imperial, porém não há modificações significativas em relação ao traçado, que continua cortando regiões importantes de Contagem. A proposta apresentada pelo governo impõe uma separação pela rodovia dos bairros Estâncias Imperiais e Nascentes Imperiais.
“A estratégia de alteração do traçado é diminuir as desapropriações e evitar entrar em áreas de grande adensamento populacional, como a Vila Nascente Imperial, que tem questões de regularização fundiária pendentes”, disse o secretário da Seinfra, Pedro Bruno.
“Diminuir as desapropriações não é mitigável do ponto de vista ambiental, porque o adensamento urbano da região vai continuar persistindo. O traçado proposto continua dividindo as regiões de Contagem”, argumentou a prefeita.
Marília reiterou a importância da mudança do traçado para não ocorra um grande impacto ambiental na cidade. “Para Contagem, o ponto principal é que o projeto circunde a Área de Preservação Ambiental (APA) de Vargem das Flores, fundamental para preservação do manancial, que abastece o município e a região metropolitana”, acrescentou a prefeita, que tem a expectativa de continuar o diálogo com o Estado.
“O governo de Minas apresentou disposição ao diálogo e vamos continuar debatendo. Apresentamos um projeto alternativo em conjunto com a Prefeitura de Betim, que preserva a bacia de Vargem das Flores. Acreditamos que podemos avançar nesta discussão”, destacou Marília.
Além do Rodoanel, foram discutidas propostas de viabilização da expansão do metrô até a região Sede, em Contagem. O metrô é um dos principais meios de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no entanto, desde a sua criação há quase 40 anos, o projeto para sua expansão vem sendo continuamente adiado pelo governo estadual.
“O metrô conta hoje com apenas 28 km de extensão, 19 estações e seis terminais rodoviários, que atendem cerca de cem mil usuários/dia das cidades de Belo Horizonte e Contagem. A estação Eldorado, com quase 6 milhões de usuários/ano, é a estação que registra o maior número de passageiros”, argumentou Marília.
Uma das reivindicações da Prefeitura de Contagem, dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), discutido em audiências públicas, é a melhoria do transporte público urbano.
Ao final da reunião, foi discutida a formação de um grupo de trabalho para manter o debate entre a Prefeitura e Seinfra sobre o traçado proposto pelo Rodoanel e projetos de expansão do metrô na cidade.
Clique aqui e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC