O município de Contagem está participando da Conferência Internacional América Aberta 2022, realizada pela Parceria para Governo Aberto (do inglês Open Government Partnership - OGP). O evento iniciou na segunda-feira (26/9) e encerra nesta quinta-feira (29/9), em Santo Domingo, na República Dominicana, reunindo 77 países, 106 governos locais e diversos grupos da sociedade civil para desenvolver estratégias de defesa da democracia, fortalecimento da cidadania e transparência na gestão pública.
Contagem se tornou, em 2022, o mais novo membro local da OGP, reiterando o compromisso do governo municipal em fomentar políticas públicas inclusivas e contribuir na construção de alianças e estratégias em busca de soluções que tornem a gestão mais participativa, democrática e sustentável.
Dentre os cinco compromissos que o município firmará com o OGP, em novembro, um deles será a criação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos de Contagem - CPRAC-C, diretamente associada ao princípio de Justiça Aberta, que viabilizará maior participação dos cidadãos na solução de conflitos.
Presente no evento como representante de Contagem, a procuradora-geral do município, Sarah Campos, destacou que “a conferência enfatiza a necessidade de ampliar o debate em torno de pautas que visem a implementação de políticas públicas, cada vez mais, transparentes, participativas e inclusivas, criando mecanismos efetivos de abertura do governo para a comunidade”.
Temas abordados
A conferência América Aberta 2022 propôs às lideranças presentes o debate sobre temas como direito ao acesso à informação, transparência na prestação de contas, governanças democráticas e riscos do autoritarismo, uso de tecnologias e inovação para promover a cidadania, proteção de populações vulneráveis, combate à corrupção, mudanças climáticas, justiça aberta, desenvolvimento sustentável, dentre outros.
O encontro é promovido também pela Organização dos Estados Americanos - OEA, a Abrelatam Condatos e o governo da República Dominicana.