Representantes da Prefeitura de Contagem se reuniram, nesta sexta-feira (5/8), com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais - MPMG, na comarca do município. O encontro promoveu maior aproximação entre a administração municipal e a instituição, no que tange às discussões de assuntos que o governo vem tratando junto ao Poder Judiciário.
A prefeita Marília Campos reforçou o pedido de apoio do Ministério Público nas ações que visam garantir a preservação da bacia de Vargem das Flores e das comunidades tradicionais de Contagem, que serão afetados caso o traçado proposto pelo governo estadual para a construção do Rodoanel Metropolitano seja executado. Outros temas, como as desapropriações, envolvendo as obras da av. Maracanã e a situação estrutural e de mobilidade do bairro Monte Castelo, na região do Riacho, também foram levantados.
“Esta aproximação é fundamental, mantendo a autonomia e a independência do Ministério Público. Entretanto, naquilo que é consenso nas nossas ações para beneficiar o bem comum, os cidadãos e cidadãs da cidade, é muito importante a gente atuar junto, e, nesse propósito, temos procurado o órgão, seja na questão do Rodoanel, das desapropriações pelas obras da Maracanã, agora, sobre os problemas do bairro Monte Castelo, e nas questões internas administrativas da Prefeitura. Acreditamos no poder de intermediação do Ministério Público, pela autoridade e credibilidade que ele tem, para trabalharmos a fim de resolver e não protelar os problemas que enfrentamos”, ressaltou.
Condutor da reunião, o promotor de justiça e diretor da comarca de Contagem do Ministério Público estadual, Fábio Nazareth, falou sobre a proposta da promotoria de estar mais perto do Poder Público. “Este encontro foi realizado para mostrarmos a atuação do MP e para as instituições de Contagem se unirem, trocar ideias, abrir um canal de diálogo, e que possamos caminhar nos assuntos de interesse do município”, pontuou.
Estiveram presentes à reunião, a procuradora-geral do município, Sarah Campos; o vice-prefeito Ricardo Faria; o vereador e presidente da Câmara, Alex Chiodi. O encontro contou também com representantes da promotoria e da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais -TJMG e da Ordem dos Advogados - OAB.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.