O Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, está implantando o “Procon próximo a você”, que leva o serviço para mais perto dos consumidores.
Com sede no Eldorado, o serviço inaugurou este ano o atendimento itinerante em algumas regionais: desde maio, na Regional Petrolândia e em Nova Contagem, e, a partir do próximo dia 16 de junho, na Regional Nacional. O atendimento no local será uma vez por mês, sempre mediante agendamento, nos horários de 9 às 13h (confira os dias no final da matéria).
“Nosso objetivo é atender às demandas dos consumidores que residem em bairros mais distantes da sede do órgão, que fica no Bairro Eldorado, e da unidade Shopping Contagem, no Bairro Cabral”, disse a superintendente do órgão, Silvania Silva dos Santos. Ela afirmou que os agendamentos precisam ser feitos em cada regional, já que, por causa da pandemia, há limitação de horário, além do cumprimento dos protocolos sanitários.
“O Procon quer facilitar a vida do consumidor, com um atendimento próximo à sua residência. Além de evitar ônibus e gastos com combustíveis, eles ganham economia de tempo. Principalmente neste período de pandemia é ótimo que os consumidores não se desloquem para lugares mais distantes”, disse.
Em razão da pandemia, os atendimentos do Procon estão sendo realizados somente através de agendamento, pelo portal, na sede (clique ) ou pelos respectivos telefones.
Proteção ao consumidor
O Procon existe para proteger o cidadão na relação de consumo. Vale, por exemplo, para as relações com bancos, lojas, telefonias, que são os mais comuns, na opinião da superintendente Silvania.
No momento do atendimento, é pedido que o consumidor leve, além do comprovante de residência no município, as provas da relação de consumo alegadas.
“Em cada local que prestamos o auxílio ao consumidor, um servidor nosso vai, conversa e busca solucionar o problema. Pedimos, por sermos um órgão municipal, que a pessoa comprove que ela reside em Contagem, através de documento atualizado, e nos traga tudo aquilo que prove o que ela alega. É fundamental que tenhamos todas as informações documentadas para que busquemos o êxito da questão”, enfatiza a gestora.
“Caso o atendimento não seja feito para a pessoa, ela precisará ter uma procuração, assim como os documentos de quem ela está representando. Esse documento pode ser retirado em nosso site”, alerta.
Confira os documentos necessários para atendimento:
– carteira de Identidade e CPF;
– comprovante de endereço recente, dos últimos 90 dias, de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
– demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço (os) da assistência técnica, fatura boleto, contrato e etc.).
Abaixo, os locais de atendimento do Procon:
Atendimento na Sede
Av. José Faria da Rocha, 1016 - Térreo - Eldorado, Contagem – MG.
Telefone: (31) 3392-7328
Atendimento no Shopping Contagem
Avenida Severino Ballesteros, 850 – Cabral.
Telefones: 151 / (31) 3398-3434 / 3392-7328
Obs.: Nesta unidade não é necessário agendamento. São disponibilizados no local, conforme ordem de chegada, de 14h às 17h, senhas para atendimento.
Procon Itinerante na Regional Nacional
Toda quinta-feira, das 9h às 15h.
Rua Quintino Bocaiúva, 450 - Pedra Azul
Telefone: (31) 3397-1098
Dias e horários de atendimento: 16/6, 14/7, 18/8, 15/9, 13/10, 17/11 e 15/12, sempre agendado, nos horários de 9 às 10h; 10h às 11; 11 ao meio-dia; e de 13h às 14h.
Procon Itinerante na Regional Petrolândia
Toda quinta-feira, das 9h às 15h.
Rua Refinaria Duque de Caxias, 663 – Bairro Petrolândia
Telefones: 3352.5618 / 5619
Procon Itinerante na Regional Nova Contagem
Atendimento toda terça-feira, de 9h às 15h.
Rua VL 7, 249 – Bairro Nova Contagem
Telefones: 3352.5886 / 5887