Letícia Uba, representante da Ouvidoria do banco do Itaú, participou no auditório do Procon Contagem de um workshop sobre rotativo do cartão de crédito, na semana passada. Ela explicou as novas regras, sobre parcelamento de fatura e desacordo comercial, dentre outros assuntos, para 27 estagiários do Procon, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
“A capacitação dos estagiários é necessária, pois são eles que estão na linha de frente de atendimento, em contato direto com os consumidores. Foi muito importante e significativo o workshop promovido pelo Banco Itaú, que nos capacita para que nós possamos repassar as informações ao consumidor”, disse a superintendente do Procon Contagem, Rariucha Amarante.
A estagiária Talita Brito gostou do treinamento. “Estou entrando agora no Procon, mas já pude observar que esse órgão público tem a preocupação em atender o consumidor com qualidade e eficiência, orientando seus colaboradores para a prestação de um serviço de qualidade, permitindo o aperfeiçoamento do o conhecimento jurídico”.
Regras
Desde abril de 2007, o Conselho Monetário Nacional (CMN) proibiu os bancos de deixarem clientes no rotativo por mais de um mês. Diferente do que ocorria antes, quem optar por pagar o valor mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos. A restrição foi criada para que os bancos ofereçam uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos.