Maria das Graças Antônio ficou satisfeita com a negociação de dívida realizada esta manhã com um banco na sede do Procon/Contagem. Ela ficou desempregada e não conseguiu cumprir com os pagamentos do cartão de crédito. Maria é uma das diversas pessoas que estiveram na sexta-feira no Procon do município participando do 3º Mutirão de Negociação de Dívidas.
Com o tema “Seu Nome Vale Ouro”, o mutirão começou às 8h e foi até às 16h. Quem quis negociar dívida de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos, ou de carnês de lojas puderam se dirigir ao Procon. Os bancos participantes do Mutirão foram: BMG, Banco do Brasil; Itaú; Santander; Caixa Econômica Federal (CEF) e Crefisa, além de diversas lojas cadastradas no Câmara de Diretores Lojistas (CDL de Contagem).
“Utilizava o cartão de crédito para tudo, farmácia, supermercado, lojas, etc. Não gosto de dever, mas se a gente fica sem emprego, não há como quitar as contas”, disse Maria das Graças, aliviada com o acordo e com o desconto para quitar a dívida de R$ 2.400,00 em três parcelas. O valor da dívida passou para R$ 500,00 e ela já vai quitar a primeira parcela na próxima segunda-feira. “Terei meu nome longe do Serasa, com ele saindo em cinco dias após a primeira parcela paga. Mãe de duas filhas e moradora do bairro Bela Vista, ela tem duas filhas e agora voltou a trabalhar como atendente de supermercado.
De acordo com a superintendente do Procon/Contagem, Rariúcha Augusto Braga, a expectativa era atender perto de 400 pessoas neste 3º Mutirão. A Promoção do mutirão é da Prefeitura por meio do Procon e da Secretaria de Direitos Humanos numa parceria com os bancos e com o CDL/Contagem que também consulta no momento o nome da pessoa no Serasa e SPC.
A representante do CDL/Contagem, Mariana Rosa Diniz, disse que é muito comum em Contagem, lojistas adotarem carnês para pagamento de alguma compra para o cliente que não tem cartões de crédito. “Se por algum motivo ele não consegue quitar, este momento do Mutirão aqui é muito bom para ambos lados. Nós do CDL entramos em contrato com o lojista por telefone daqui do nosso stand e negociamos juntamente com o cliente”.