O Procon Contagem aderiu ao Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa coordenada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que busca oferecer condições especiais para consumidores com dívidas bancárias em atraso.
Neste ano, mais de 160 instituições financeiras se inscreveram para participar da ação, além dos bancos, estão engajados também o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e diversos Procons.
O objetivo é oferecer aos consumidores com débitos em atraso a oportunidade de negociar suas dívidas em condições especiais: parcelamentos, descontos sobre o valor total ou taxas de juros reduzidas de refinanciamento, conforme a política de cada instituição participante.
A partir desta segunda-feira (3/11), o órgão estará dedicado a apoiar os consumidores de Contagem que desejam negociar dívidas, organizar o orçamento e prevenir o superendividamento. O atendimento será presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Procon de Contagem. O Mutirão Nacional para renegociação de dívidas bancárias vai até o dia 30 de novembro.
Durante o mutirão, os consumidores poderão procurar o Procon para:
Negociar dívidas como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado; buscar ajuda para entender as propostas dos bancos e evitar contratos abusivos; receber orientação financeira para organizar as contas; ser encaminhado aos canais oficiais de renegociação, como o consumidor.gov.br e solicitar acompanhamento em casos de superendividamento.
Segundo o Procon Contagem, participar do mutirão é uma oportunidade de colocar a vida financeira em ordem, especialmente para quem enfrenta dificuldades com juros altos e atraso prolongado. “Nosso objetivo é orientar, proteger e garantir que o cidadão consiga renegociar suas dívidas de maneira justa e consciente. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja começar 2026 com as contas em dia”, afirma a superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva.
O que levar
Para agilizar o atendimento, é importante que o consumidor tenha em mãos: documentos pessoais; comprovantes e dados da dívida e propostas recebidas da instituição financeira.









